PUBLICIDADE
Notícias

Casa Branca ironiza 'desesperada' tática eleitoral de Romney

As declarações do candidato republicano provocaram uma tempestade midiática, em um momento em que este registra uma sensível queda nas pesquisas

16:50 | 19/09/2012

WASHINGTON, 19 Set 2012 (AFP) - A Casa Branca considerou nesta quarta-feira que o candidato republicano, Mitt Romney, havia recorrido a uma manobra "desesperada" ao divulgar declarações de Barack Obama de 1998 que, supostamente, mostram com clareza as ideias de extrema esquerda do atual presidente dos Estados Unidos.

A equipe de campanha republicana divulgou na terça-feira uma gravação de áudio na qual Obama, então representante local do Illinois (norte), defende a ideia de uma "redistribuição" da riqueza, no momento em que Romney está em apuros devido à divulgação de um vídeo, gravado por uma câmera escondida, durante uma reunião de arrecadação de fundos em maio, em que trata com desdém os eleitores democratas.

O porta-voz da Casa Branca, Jim Carney, afirmou que todos aqueles que acompanham de perto a política americana foram testemunhas de "circunstâncias como estas, quando uma equipe de campanha tem um dia muito ruim, ou uma semana muito ruim".

"Às vezes é feita uma tentativa, desesperada, de mudar de tema. É o que podemos estar assistindo atualmente", acrescentou Carney durante a sua entrevista coletiva à imprensa diária, negando que Obama tenha tentado defender há 14 anos outra coisa além de uma organização governamental eficaz.

Na terça-feira à noite, o presidente Obama disse que seu adversário considerava uma parcela grande dos americanos em termos de "perdas e ganhos", referindo-se às polêmicas declarações de Romney sobre a mentalidade de "vítimas" de 47% de seus compatriotas, criticados pelos republicanos por acreditarem que têm direito a receber auxílios do Estado.

Essas declarações do candidato republicano provocaram uma tempestade midiática, em um momento em que este registra uma sensível queda nas pesquisas.

TAGS