PUBLICIDADE
Notícias

Ban Ki-moon critica o Conselho de Segurança por causa da Síria

12:57 | 05/09/2012

NOVA YORK, 5 Set 2012 (AFP) - O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, criticou severamente nesta quinta-feira, 5, a "paralisia" do Conselho de Segurança em relação à Síria, afirmando que isso prejudica a população síria e a credibilidade da ONU.

"A paralisia do Conselho afeta a população síria e afeta também sua própria credibilidade", afirmou Ban durante um debate na Assembleia Geral sobre a responsabilidade da ONU na proteção de populações civis contra genocídios e crimes de guerra.

"Não podemos desviar o olhar quando uma crescente violência sectária escapa do controle, onde a emergência humanitária se agrava e onde a crise transcende as fronteiras da Síria", disse ainda.

Mais cedo, o novo mediador da ONU e da Liga Árabe na Síria, Lakhdar Brahimi, denunciou o "assombroso" número de vítimas no conflito entre rebeldes e as forças do regime do Bashar al-Assad, onde prosseguiam os bombardeios em Aleppo.

A crise vai completar 18 meses no dia 15 de setembro, sem nenhuma perspectiva de solução, com um regime decidido a esmagar a rebelião, insurgentes que exigem a saída de Assad, além das divisões internacionais entre Rússia e China de um lado e as potências ocidentais, árabes e Turquia do outro.

TAGS