PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Ministro espanhol elogia América Latina

08:33 | 11/09/2012

MADRI, 11 Set 2012 (AFP) - A América Latina continuará sendo um dos motores do crescimento econômico global graças a um mercado em alta, que atrai comércio e investimentos, afirmou nesta terça-feira o ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, que pediu à região um reforço da segurança jurídica e o fim da burocracia.

"Em um entorno internacional complexo, a América Latina é uma região de oportunidades, com uma população jovem, em pujança econômica e um mercado em crescimento", afirmou Guindos na abertura de uma reunião de ministros da Economia ibero-americanos em Madri.

"Estamos convencidos de que a médio e longo prazo continuará sendo um dos motores do crescimento econômico mundial", acrescentou.

Esta fortaleza da economia latino-americana "é uma boa notícia para a União Europeia em um momento de dificuldades, de dúvidas, no qual se começa a falar de uma recessão suave na zona do euro", completou Guindos.

O ministro também afirmou que o comércio bilateral entre América Latina e Espanha, que dobrou na última década, "é uma avenida de mão dupla", que beneficia os dois lados.
Ao mesmo tempo, Guindos destacou a necessidade de uma liberalização maior do comércio.

"Todas as medidas contrárias aos fluxos comerciais introduzem insegurança jurídica e afetam o investimento, o que é prejudicial do ponto de vista de nossas populações", disse.

"É importante que desde o setor público geremos políticas de fomento do comércio e do investimento, e que eliminemos as barreiras burocráticas", completou.

TAGS