PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Justiça alemã oficializa morte de criminoso nazista Aribert Heim

08:11 | 21/09/2012
AFP
AFP

BERLIM, 21 Set 2012 (AFP) - A justiça alemã oficializou nesta sexta-feira a morte de Aribert Heim, um dos criminosos nazistas mais procurados do mundo, ao declarar que não resta dúvida sobre a identidade do corpo encontrado no Egito em 1992.

O tribunal de Baden-Baden (sudoeste) anunciou o fim das buscas, pois não há dúvida alguma de que o cadáver encontrado no Egito em 1992 é o do "carniceiro de Mathausen", que torturou e assassinou centenas de detentos, principalmente judeus, em um campo de concentração nazista na Áustria.

"O processo judicial contra o dr. Aribert Heim, acusado de vários assassinatos, foi abandonado pela morte do suspeito", afirma um comunicado do tribunal.

Em fevereiro de 2009, uma reportagem do canal alemão ZDF e do jornal New York Times revelou que o "carniceiro de Mathausen" havia falecido em 1992 no Egito após uma fuga de quase meio século.

Mas a morte não havia sido confirmada e a imprensa alemã afirmava que a polícia não estava totalmente convencida a respeito.

Mas o tribunal de Baden-Baden destacou nesta sexta-feira que não há dúvida de que Aribert Heim era Tarek Hussein Farid, morto em 10 de agosto de 1992 no Cairo vítima de câncer. O advogado do criminoso divulgou um certificado de conversão ao islã de Heim com o novo nome.

O Centro Simon Wiesenthal, especializado na busca de criminosos nazista, anunciou em 2009 que não acreditava na morte de Heim.

Considerado um dos nazistas mais sádicos, "o médico da morte", nascido na Áustria em 1914, também trabalhou nos campos de Sachsenhausen e Buchenwald (Alemanha).

Durante muito tempo foi o nazista mais procurado do mundo depois apenas de Alois Brunner, um dos idealizadores da "solução final", que teria falecido na Síria.

Segundo o filho de Heim, o pai se mudou para a capital egípcia em meados dos anos 70 e se converteu ao islã.

Também teria vivido com o nome de Ferdinand Heim antes de virar Tarek Hussein Farid após a conversão em 1980.

TAGS