PUBLICIDADE
Notícias

Pyongyang poderá ter um reator nuclear até 2013

15:47 | 14/08/2012

WASHINGTON, 14 Ago 2012 (AFP) - A Coreia do Norte pode terminar até 2013 a construção de um reator nuclear de água leve que permitirá o desenvolvimento de armas nucleares, anunciou nesta terça-feira, 14, um grupo americano baseado em imagens de satélites.

O Instituto para a Ciência e Segurança Internacional, com sede em Washington, publicou imagens captadas por satélite entre maio e junho sobre a usina de Yongbyon, nas quais se pode observar vigas metálicas e guindastes que poderiam ser utilizados para instalar peças de grandes dimensões em um reator.

"O reator poderia estar pronto na segunda metade de 2013", afirmou um especialista que revisou as fotografias.

A parte mais importante da construção externa está para ser finalizada, exceto pela cúpula da tampa do reator, de acordo com o documento.

Em maio, o Instituto universitário americano-coreano Johns Hopkins também garantiu que as obras do reator estavam bastante avançadas, mas manifestou suas dúvidas sobre a possibilidade de terminarem antes de 2014 ou 2015, com base em outras imagens obtidas por satélite.

Em 2010, a Coreia do Norte anunciou para cientistas americanos que estava construindo um reator nuclear para uso civil.

Pyongyang já testou duas bombas atômicas desde 2006, provocando a condenação da comunidade internacional, que teme que a região se desestabilize se a Coreia do Norte obtiver uma arma nuclear.

O regime norte-coreano disse que suspenderia seu programa nuclear e seus testes de mísseis após um acordo fechado em 29 de fevereiro com os Estados Unidos, mas que foi anulado pelo lançamento em 13 de abril de um foguete, que os especialistas consideram ter sido um míssil.

TAGS