PUBLICIDADE
Notícias

Bolívia apressa aval para construção de estrada

07:35 | 19/08/2012
O governo da Bolívia espera concluir até o fim da semana um referendo sobre a construção de uma estrada - financiada pelo Brasil - que atravessaria a reserva Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Secure (Tipnis), na Amazônia boliviana. O processo, conduzido a toque de caixa pelo governo procura driblar a resistência de lideranças indígenas.

De acordo com analistas consultados pelo Estado, esses grupos são hoje a principal força de oposição ao presidente Evo Morales. A última parcial divulgada pelo governo ao longo da semana indicava que 28 das 29 comunidades consultadas eram favoráveis à construção da estrada.

No total, 69 grupos indígenas que habitam a reserva seriam ouvidos pelo governo. A Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (Cidob), principal grupo contrário à construção da estrada, já organizou duas marchas desde o Tipnis até La Paz nos últimos 12 meses e organizou a resistência à participação de algumas comunidades ao referendo.

A Cidob, que defende o boicote à consulta, alega que a estrada trará danos ecológicos a região. A confederação acusa também o governo de privilegiar plantadores de coca e fazendeiros sem ligações culturais e étnicas profundas com a região.

O governo diz que a estrada, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com licitação vencida pela OAS, possibilitará o desenvolvimento da região e o escoamento da exportação de recursos minerais da Bolívia. No ano passado, Evo teve de suspender o projeto após um violento confronto entre policiais e indígenas (mais informações nesta página). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS