PUBLICIDADE
Notícias

Bill Clinton diz que Obama está mais capacitado para recuperar pleno emprego

Clinton, de 66 anos, único democrata a exercer dois mandatos seguidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, continua sendo muito popular nos Estados Unidos

16:54 | 23/08/2012

WASHINGTON, 23 Ago 2012 (AFP) - O ex-presidente americano Bill Clinton afirma em um novo anúncio da campanha democrata que o presidente Barack Obama está mais capacitado do que seu adversário republicano, Mitt Romney, para recuperar o pleno emprego no país.

"Para mim, nestas eleições se trata de saber quem tem mais chances de conseguir o pleno emprego", diz Bill Clinton no vídeo que será exibido em vários estados-chave para as eleições de 6 de novembro.

Para Clinton, que governou de 1993 a 2001, "o projeto republicano se baseia em reduzir mais os impostos da alta renda (...). Foi o que nos meteu nesta enrascada".

Mas, em sua opinião, "o presidente Obama tem um plano para reconstruir os Estados Unidos de baixo para cima, investindo na pesquisa, na educação e na formação profissional. Isso só vai funcionar quando a classe média é forte. Foi o que aconteceu quando fui presidente", defende.

Romney, ex-empresário multimilionário, afirma que seu êxito nos negócios o credencia para se tornar um bom presidente que criará empregos para os americanos.

Além disso, sustenta que Obama não tem a competência necessária para gerar postos de trabalho, alegando que a taxa de desemprego se mantém acima dos 8%, um nível alto demais para o país, que antes da crise de 2008 indicava 5%.

Clinton, de 66 anos, único democrata a exercer dois mandatos seguidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, continua sendo muito popular nos Estados Unidos e participa com frequência de atos organizados pelo seu partido para defender as políticas de Obama e seu programa eleitoral.

O ex-presidente deve ter um papel de destaque durante a Convenção Nacional Democrata, que será celebrada no começo de setembro em Charlotte (Carolina do Norte, sudeste), na qual Obama será nomeado oficialmente candidato à Presidência.

TAGS