PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Islamitas do Ansar Dine não acreditam em intervenção estrangeira

08:57 | 21/08/2012

GINEBRA, Suíça, 21 Ago 2012 (AFP) - O chefe do movimento islamita malinês Ansar Dine (Defensores do Islã) não acredita na possibilidade de uma intervenção militar estrangeira para retomar o controle do norte do Mali e afirma que seu modelo é o Afeganistão dos talibãs.

Em uma primeira entrevista por telefone de Timbuctu com os meios de comunicação ocidentais, divulgada na segunda-feira em conjunto pelo jornal suíço Le Temps e pelo belga Le Soir, Senda Uld Buamama, conhecido como Abu Mohamad, considerou que "os países ocidentais aprenderam com suas intervenções no Iraque e no Afeganistão, onde começam a se retirar, e os países africanos fracassaram em todas as suas intervenções militares, como vemos atualmente na Somália. São bastante inteligentes para não correr o risco de passar pelo ridículo outra vez aqui".

"Já somos um emirado islâmico e o Afeganistão dos talibãs é nosso modelo (...) e que o mundo inteiro esteja contra nós nos deixa indiferentes", acrescenta.

O Ansar Dine, associado ao Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (Mijau), controla o norte do Mali desde o fim de março, depois de expulsar o exército malinês com a ajuda dos independentistas tuaregues, expulsos posteriormente da região.

TAGS