PUBLICIDADE
Notícias

Oposição romena quer impeachment do presidente

10:49 | 04/07/2012
A coalizão que governa a Romênia disse nesta quarta-feira que vai iniciar os procedimentos de impeachment contra o presidente Traian Basescu, o último episódio da disputa entre o presidente e o primeiro-ministro Victor Ponta.

A moeda romena, o leu, ficou sob pesada pressão de venda após a divulgação dos planos de suspender o presidente. O euro subiu para uma máxima de 4,4715 leus.

Eugen Nicolaescu, parlamentar do Partido Liberal, afirmou que a coalizão, de inclinação esquerdista, vai entregar 17 páginas de documentos sobre o impeachment para o Parlamento até o fim do dia. Ele não quis dizer por que Basescu, de centro-direita, deve sofrer o processo, mas a coalizão o acusa de exceder sua autoridade e de intrometer-se nas instituição do país.

Na terça-feira, os legisladores expulsaram os porta-vozes de ambas as casas do Parlamento, ambos aliados de do presidente, e os substituíram por políticos próximos ao primeiro-ministro. Basescu e Ponta vêm brigando pelo poder desde que Ponta foi eleito, no dia 7 de maio. As informações são da Associated Press.

TAGS