PUBLICIDADE
Notícias

AFP - FMI nega empréstimo para a Autoridade Palestina

Como não é um Estado, a Autoridade Palestina não está habilitada para obter um empréstimo como tal e pediu a Israel que representasse e transferisse os recursos, que se comprometeu a restituir

08:47 | 02/07/2012

JERUSALÉM, 2 Jul 2012 (AFP) - Israel solicitou recentemente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) um empréstimo de um bilhão de dólares para a Autoridade Palestina, que sofre uma grave crise financeira, mas a instituição financeira negou o pedido.

O presidente do Banco Central de Israel, Stanley Fisher, apresentou a demanda durante a conferência anual do FMI em abril em Washington, depois de um encontro com o primeiro-ministro palestino Salam Fayyad, informa o jornal Haaretz.

Fisher apresentou o pedido com o consentimento do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, segundo o jornal.

Como não é um Estado, a Autoridade Palestina não está habilitada para obter um empréstimo como tal e pediu a Israel que representasse e transferisse os recursos, que se comprometeu a restituir.

Para não criar um precedente de concessão de empréstimo a uma entidade não estatal, o FMI rejeitou a demanda israelense, completa o jornal.

TAGS