PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Autoridade eleitoral mexicana fará recontagem em 54,5% das urnas

17:05 | 04/07/2012

MÉXICO, 4 Jul 2012 (AFP) - A autoridade eleitoral mexicana anunciou nesta quarta-feira, após iniciar a apuração oficial das atas de votação da eleição presidencial de domingo, que serão recontados os votos de 54,5% das urnas, depois de a esquerda ter pedido a recontagem total da votação.

"Com toda a segurança serão abertos e recontados 54,5% do total dos pacotes da eleição presidencial, ou seja, 78.012 pacotes com suas cédulas serão novamente apurados", disse o secretário executivo do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Edmundo Jacobo, em uma coletiva de imprensa.

Nesta terça-feira, o candidato da coalizão de esquerda Movimento Progressista, Andrés Manuel López Obrador, pediu a recontagem de todos os votos, depois de classificar de fraudulentos os resultados de uma contagem preliminar que dá Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), como vencedor.

No entanto, o IFE reiterou que a decisão de abrir ou não as urnas e voltar a contar os votos seria tomada em cada caso de cada um dos 300 distritos eleitorais distribuídos por todo o país, se encontrarem irregularidades.

Jacobo assegurou que, além disso, serão recontados 61,3% dos votos da eleição de senadores e 60,3% da de deputados.

"Trata-se do exercício de abertura, transparência, e máxima publicidade, a maior da história de nosso país", completou.

TAGS