PUBLICIDADE
Notícias

Oito guerrilheiros das Farc morrem em bombardeios na Colômbia

14:32 | 06/06/2012

MELGAR, Colômbia, 6 Jun 2012 (AFP) - Oito guerrilheiros das Farc morreram nesta quarta-feira, 6, no noroeste da Colômbia após um bombardeio da Força Aérea contra um acampamento localizado graças a informações de inteligência do Exército e da Marinha, informou um porta-voz militar.

O comandante da Marinha, almirante Roberto García, disse à imprensa que se tratou "de uma operação de forças conjuntas realizada na madrugada desta quarta-feira na zona rural do município de Nechí, no departamento (província) de Antioquia (noroeste)".

No ataque, "foram abatidos oito guerrilheiros da Frente 37 das Farc e outros três foram capturados, dois deles feridos gravemente", disse.

Segundo García, "está sendo confirmado se entre os mortos está Luis Enrique Benítez, conhecido como 'Silvio' ou o 'Francês', chefe da facção guerrilheira, que havia substituído 'Martín Caballero' depois de sua morte em 2007".

O oficial formulou as declarações no forte de Tolemaida (Melgar) - onde treinam as forças especiais do Exército colombiano - por ocasião da abertura da nona versão do exercício militar "Forças Comando", uma competição esportiva que reúne os melhores soldados das Forças Militares de 21 países americanos.

Por sua vez, a Força Aérea Colombiana (FAC) explicou em um comunicado que o bombardeio foi realizado através de "informação de inteligência fornecida pelo Exército e pela Marinha, trabalho que vinha sendo realizado há dois meses".

A ação, na qual participaram aeronaves de combate e reconhecimento, foi realizada em uma área localizada na Quebrada San Francisco, jurisdição de Nechí.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), fundadas há mais de 45 anos, são a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.200 combatentes atualmente, segundo números do ministério da Defesa.

TAGS