PUBLICIDADE
Notícias

Número de vítimas de acidente na Nigéria aumenta

12:16 | 05/06/2012

LAGOS, 5 Jun 2012 (AFP) - As equipes de resgate nigerianas exumaram seis corpos de vítimas que estavam em terra no momento do acidente de avião em um bairro de Lagos no domingo. A licença aérea da companhia nigeriana Dana Air foi suspensa pela autoridade de aviação civil nesta terça-feira, 5.

O número de mortes na queda e explosão da aeronave aumentou para 159.

"Nós suspendemos a licença operacional após o acidente. Vamos investigar todo o conjunto de funcionamento da companhia. Eles não vão poder voar antes de serem novamente

autorizados", explicou Sam Adurogboye.

As equipes utilizavam uma grua para retirada dos escombros do imóvel que foi atingido pelo Boeing MD 83, mas as operações pararam com a descoberta de um novo corpo.

"Nós encontramos seis vítimas no prédio, quatro habitantes e dois visitantes", afirmou Femi Oke-Osanyintolu, da Defesa Civil de Lagos.

Estas mortes somam-se as 153 pessoas a bordo da aeronave.

As autoridades de Lagos começaram a identificar os moradores das casas destruídas e devem arcar com os custos de realocação.

A aeronave, que aparentemente apresentou falhas nos motores, caiu em um populoso e pobre bairro próximo do aeroporto internacional da capital econômica da Nigéria, destruindo um armazém, uma casa e um igreja.

"Por enquanto, ninguém pode estimar o número de corpos que ainda estão lá", disse Udo Onyemachi da Defesa Civil nigeriana.

Na manhã desta terça-feira, moradores de outros prédios foram autorizados a entrar e recolher seus pertences. Um dos sobreviventes contou como ele e dois membros de sua família conseguiram escapar do desastre.

"Éramos dois na sala assistindo o jogo Nigéria-Namíbia, quando ouvimos uma grande explosão e pedaços da parede começaram a desmoronar", conta Onyegesi Colins, 24 anos, formado em geologia.

"Eu pensei que era um ataque a bomba cometido pelo (grupo radical islâmico) Boko Haram. Corremos para fora do quarto para pegar a nossa irmã que dormia".

Depois eles seguiram para um apartamento menos afetado.

Entre as vítimas confirmadas, seis chineses, um indiano, um francês e um número indeterminado de americanos. O piloto do avião era americano e o co-piloto indiano, informou o chefe da Aviação Civil da Nigéria.

As autoridades nigerianas anunciaram na segunda-feira a falha dos dois motores da aeronave e prometeram melhorar a segurança da aviação.

O MD 83 desapareceu dos radares um minuto depois de dar o sinal de emergência às 15h43 locais (11H43 no horário de Brasília), a 11 milhas náuticas do aeroporto de Lagos, segundo um comunicado da aviação civil.

Apenas uma caixa preta foi encontrada até o momento.

TAGS