Barcos desfilam em Londres em homenagem à rainha
A rainha e membros da família real vão liderar o desfile pelo rio a bordo de uma barca enfeitada com flores, acompanhados por esquifes, barcas, barcos estreitos, lanchas, barcos a remo e embarcações a vela de todo o mundo.
O espetáculo é um tributo ao passado da Grã Bretanha, já que os monarcas usaram o rio como principal via de transporte durante séculos e o poderio naval transformou a ilha em um grande império. O desfile também é um tributo ao amor dos britânicos por barcos e pelo mar.
Entre as embarcações estarão vários navios "Dunkirk Little", barcos privados que resgataram centenas de soldados britânicos das praias da França após a invasão feita pela Alemanha em 1940 - uma derrota que se tornou uma grande vitória para a moral nos tempos da Segunda Guerra Mundial.
As celebrações de quatro dias ao jubileu de diamante da rainha também incluem milhares de festas nas ruas de todo o país neste domingo e um show na segunda em frente ao Palácio de Buckingham com Elton John e Paul McCartney.
Mas nem todos no país estão comemorando. O grupo antimonárquico República planeja fazer um protesto às margens do rio durante o desfile deste domingo, seguido por uma noite em um pub na qual os contrários à monarquia poderão "afogar suas mágoas".
A rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI, e a maioria dos britânicos nunca conheceu outro monarca. Os eventos do jubileu terminam na terça-feira, com uma celebração religiosa na Catedral de Saint Paul, uma procissão em carruagem pelas ruas de Londres e a aparição da rainha com seus filhos, netos e bisnetos na sacada do palácio. As informações são da Associated Press.