PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel devolve condecoração húngara

Elie Wiesel, se declarou "escandalizado" com a participação do presidente do Parlamento húngaro em uma cerimônia para repatriar a sua cidade natal (atualmente na Romênia) as cinzas do escritor húngaro pró-nazismo Jozsef Nyiro

08:25 | 19/06/2012
AFP
NOBEL
NAZISMO
AFP NOBEL NAZISMO

BUDAPESTE, 19 Jun 2012 (AFP) - O vencedor do Prêmio Nobel da Paz e escritor americano Elie Wiesel, de origem romeno-húngara e sobrevivente do genocídio nazista, devolveu uma condecoração ao governo húngaro em consequência da reabilitação de ex-nazistas por Budapeste.

Elie Wiesel, 83 anos e Prêmio Nobel de 1986, se declarou "escandalizado" com a participação do presidente do Parlamento húngaro, Lazlo K¶ver, membro do partido governista (Fidesz) do primeiro-ministro conservador Viktor Orban, em uma cerimônia para repatriar a sua cidade natal (atualmente na Romênia) as cinzas do escritor húngaro pró-nazismo Jozsef Nyiro.

"Estou inquieto e escandalizado com o fato do senhor ter participado, ao lado do secretário de Estado para a Cultura, Geza Sz¶cs, e do presidente do partido de extrema-direita Jobbik, Gabor Vona, na cerimônia organizada em homenagem a Jozsef Nyiro", destacou Wiesel em uma carta.

Nyiro era membro da direção do partido nazista.

Wiesel devolveu a Grande Cruz da República húngara, recebida em 2004.

O governo húngaro considerou o "caso Nyiro" como "não político", pois seria apenas uma "questão de homenagem póstuma".

Sob o comando do almirante Miklos Horthy, aliado da Alemanha nazista, foram adotadas leis antissemitas na Hungria e mais de meio milhão de húngaros de origem judaica foram vítimas do genocídio.

Em 1944, Elie Wiesel e sua família foram deportados pelos nazistas e os fascistas húngaros para o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, onde seu pai, sua mãe e uma de suas três irmãs foram assassinados.

TAGS