PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Papa viaja a Milão com escândalo no Vaticano como pano de fundo

Bento XVI fala sem problemas do escândalo que atinge os palácios apostólicos e em várias ocasiões admitiu que tudo isso encheu de "tristeza o coração"

11:57 | 01/06/2012
AFP
PAPA
VATICANO
MILÃO
AFP PAPA VATICANO MILÃO

MILÃO, 1 Jun 2012 (AFP) - Bento XVI viajou nesta sexta-feira a Milão (norte da Itália) para se reunir com católicos de 153 países e destacar a importância da família nas sociedades em crise, fazendo um pausa no escândalo sobre o vazamento de documentos que atinge o Vaticano.

O Papa permanecerá na chamada capital econômica da península até domingo e cumprirá um programa muito pesado para uma pessoa de 85 anos, durante o qual pronunciará sete discursos e homilias diante de famílias inteiras provenientes de todos os continentes para participar do VII Encontro Mundial das Famílias.

Centenas de espanhóis e de imigrantes latino-americanos acompanharão o Papa durante a visita, entre as mais amargas de seu pontificado, já que será marcada pela ausência e pela deslealdade de um de seus assistentes mais próximos, Paolo Gabriele, seu mordomo, detido há 10 dias por roubar e vazar à imprensa documentos e cartas reservados do pontífice e de seu secretário.

"Que reine a alegria espiritual (...), que se consolide em nossos ânimos, tanto no pessoal quanto no familiar, em todos os ambientes, especialmente na vida desta família que, desde o Vaticano, serve à Igreja universal", comentou em um encontro na quinta-feira com muitos cardeais por ocasião do fim do mês dedicado a Maria.

Bento XVI fala sem problemas do escândalo que atinge os palácios apostólicos e em várias ocasiões admitiu que tudo isso encheu de "tristeza o coração", embora tenha criticado os meios de comunicação por apresentarem uma "imagem deformada" do Vaticano.

O Papa tenta acalmar assim os católicos, desconcertados e preocupados diante das divisões dentro da Igrejae também espera aliviar as tensões evidentes entre os hierarcas da Cúria Romana, seus ministros, acusados de protagonizar uma luta pelo poder.

O que está ocorrendo no Vaticano "não ofuscará absolutamente" a mensagem do Papa, nem sua visita, segundo o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, que o acompanhará durante seu giro.

Nesta sexta-feira, o Papa saudará os milaneses a partir do Duomo, a famosa catedral, e assistirá posteriormente a um concerto em sua homenagem no prestigiado teatro La Scala, para ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven, regida pelo maestro argentino-israelense Daniel Barenboim.

A visita continuará no sábado, dia 2 de junho, com uma "meditação" na catedral e um encontro com jovens que receberão o sacramento da confirmação no estádio de San Siro.
O evento central irá ocorrer à noite, uma vigília de oração no Parque de Bresso, que contará com a presença de cerca de 300 mil pessoas.

No domingo, no mesmo local, aproximadamente um milhão de pessoas assistirão à missa de encerramento.

O Papa defenderá o modelo católico de família, no qual o casamento entre um homem e uma mulher é considerado "indissolúvel", um tema que divide inclusive os católicos.

Com o lema do encontro, "A Família, o trabalho e a festa", o Papa espera ressaltar os valores da família tradicional no mundo moderno e despertar o entusiasmo e a solidariedade da multidão para superar não apenas a própria dor, mas demonstrar que a imagem da igreja não se deteriorou com os escândalos.

Várias manifestações de protesto foram organizadas por grupos de homossexuais, que pedem a legalização na Itália do casamento gay, que sofre uma forte oposição da Igreja local.

TAGS