PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Mianmar precisa de justiça independente, diz Suu Kyi

Em um discurso em Bangcoc , a prêmio Nobel da Paz pediu aos dirigentes birmaneses que mudem um sistema judicial completamente submetido ao poder militar durante meio século

07:06 | 01/06/2012

BANGCOC, 1 Jun 2012 (AFP) - A líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi convocou nesta sexta-feira o governo de seu país a reformar o sistema judicial, para assentar os recentes avanços políticos e atrair investimentos, em seu primeiro discurso internacional após mais de 20 anos de isolamento.

Em um discurso em Bangcoc diante do Fórum Econômico Mundial para o Leste da Ásia, a prêmio Nobel da Paz pediu aos dirigentes birmaneses que mudem um sistema judicial completamente submetido ao poder militar durante meio século.

"As boas leis já existem em Mianmar, mas não temos um sistema judicial limpo e independente", disse.

"Investidores em Mianmar, por favor estejam avisados de que inclusive a melhor lei de investimentos não terá utilidade alguma se não houver um tribunal suficientemente limpo e independente que possa administrar estas leis com justiça", acrescentou.

"Até agora, não fomos informados da menor reforma na frente judicial", disse, criticando que os dirigentes atuais, ex-militares que realizaram importantes reformas no último ano, "não pareçam pensar que há uma necessidade de reforma judicial".

Aung San Suu Kyi, de 66 anos, se tornou deputada pela primeira vez após as eleições parciais de abril, depois de passar 15 dos últimos 22 anos sob prisão domiciliar.

TAGS