PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Dois membros do ETA detidos em Londres

07:40 | 29/06/2012

MADRI, 29 Jun 2012 (AFP) - A polícia britânica anunciou a detenção na madrugada desta sexta-feira em Londres de dois membros da organização separatista armada basca ETA, informou o ministério do Interior da Espanha.

Antonio Troitiño Arranz, 55 anos, um líder histórico do ETA acusado de mais de 20 assassinatos em vários atentados, e Ignacio Lerín Sánchez, 39 anos, foram detidos em uma casa do bairro londrino de Hounslow.

Troitiño foi membro nos anos 80 do denominado comando "Madrid", autor de alguns dos atentados mais violentos do ETA, como o ataque com carro-bomba contra um ônibus da guarda civil na capital espanhola em 14 de julho de 1986, no qual morreram 12 agentes e 51 pessoas ficaram feridas.

Antonio Troitiño era uma referência da organização armada e tinha ligação direta com a atual direção do ETA, segundo o ministério do Interior.

Troitiño foi condenado a mais de 2.200 anos de prisão, mas depois de cumprir 24 (estava previsto que deixaria a penitenciária ao cumprir 30 anos de pena, em 2017) foi colocado em liberdade em abril de 2011 por uma interpretação judicial errônea, revogada poucos dias depois, quando Troitiño já havia fugido.

Desde então ele era objeto de uma ordem de busca e captura.

Lerín Sanches era membro do comando "Urederra" do ETA, supostamente responsável pela transferência a armazenamento de armas e material explosivo, assim como a captação de novos integrantes.

Durante a semana, membros do ETA foram detidos em Bilbao (Espanha) e Toulouse (França), incluindo Ugaitz Errazquin Tellería, de 27 anos, um dos membros mais destacados do aparelho logístico criminal do ETA.

O ETA anunciou em 20 de outubro de 2011 a renúncia à violência, mas não entregou as armas nem decretou a dissolução.

TAGS