PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Dinamarca condena acusados de planejar atentado contra jornal

O Jyllands-Posten publicou várias charges, em 2005, do profeta fundador do islamismo, o que provocou uma onda de protestos em diferentes partes do mundo

08:26 | 04/06/2012

COPENHAGUE, 4 Jun 2012 (AFP) - Um tribunal dinamarquês declarou culpados de terrorismo nesta segunda-feira quatro homens acusados de planejas um ataque contra funcionários do jornal que publicou as polêmicas charges do profeta Maomé.

Três suecos e um tunisiano que morava na Suécia se declararam inocentes das acusações de terrorismo, mas o tribunal os declarou "culpados de terrorismo", segundo o juiz Katrine Eriksen.

Sahbi Ben Mohamed Zalouti, Munir Awad e Omar Abdalla Aboelazm, todos cidadãos suecos de origem, respectivamente, tunisiana, libanesa e marroquina, e o tunisiano Munir Ben Mohamed Dhahri foram declarados inocentes da acusação de posse de armas por detalhes jurídicos.

A acusação destacou que os quatro haviam planejado matar um grande número de pessoas na redação do jornal Jyllands-Posten, em Copenhague, quando foram detidos em 29 de dezembro de 2010.

O Jyllands-Posten publicou várias charges, em 2005, do profeta fundador do islamismo, o que provocou uma onda de protestos em diferentes partes do mundo.

A sentença deve ser anunciada nas próximas horas. Os quatro podem ser condenados a até 16 anos de prisão.

TAGS