PUBLICIDADE
Notícias

AFP - China afirma que embaixadas estrangeiras não têm o direito de medir poluição

As declarações são uma resposta à embaixada dos Estados Unidos em Pequim e ao consulado em Xangai que publicam várias vezes ao dia nas redes sociais o índice de poluição do ar, uma informação acompanhada por milhares de pessoas

06:51 | 05/06/2012

Pequim, 5 Jun 2012 (AFP) - O vice-ministro chinês de Proteção do Meio Ambiente, Wu Xiaoqing, afirmou nesta terça-feira que apenas o governo tem o direito de medir o nível de poluição nas cidades e que os controles efetuados pelas embaixadas estrangeiras no país são ilegais.

"Há embaixadas estrangeiras e consulados na China que controlam a qualidade do ar e publicam os próprios resultados na internet", disse Wu.

"Isto não está em conformidade com a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas e a Convenção de Viena sobre as relações consulares. Também viola a regulamentação em vigor de proteção do meio ambiente", completou o vice-ministro.

As declarações são uma resposta à embaixada dos Estados Unidos em Pequim e ao consulado em Xangai que publicam várias vezes ao dia nas redes sociais o índice de poluição do ar, uma informação acompanhada por milhares de pessoas.

As autoridades chinesas são acusadas com frequência de subestimar a gravidade da poluição atmosférica nas cidades do país, sobretudo na capital Pequim, e os habitantes não confiam nas estatísticas oficiais, que não batem com os índices de organizações não governamentais.

A economia chinesa, a segunda maior do mundo, gera muita poluição e 70% da energia do país é produzida a partir da combustão de carvão, o que faz da China o maior emissor mundial de gases que provocam o efeito estufa.

TAGS