PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Câmara de Deputados aprova pedido de julgamento político do presidente Lugo

12:08 | 21/06/2012

Assunção, 21 Jun 2012 (AFP) - A Câmara de Deputados aprovou inesperadamente um pedido de julgamento político para destituir o presidente Fernando Lugo por "mau desempenho de suas funções", informaram oficialmente fontes parlamentares.

A petição foi aprovada por 73 votos contra 1, após a matança de seis policiais e 11 sem-terras em um choque armado na sexta-feira passada, em Curuguaty, 250 km a nordeste.

As próximas eleições presidenciais estão marcadas para 23 de abril de 2013 e o período presidencial finaliza em 15 de agosto desse ano.

"O presidente Lugo não vai renunciar", afirmou Rubén Penayo, porta-voz de Lugo, acrescentando que o presidente vai oferecer uma coletiva de imprensa para dar a conhecer sua posição a respeito.

"O presidente vai respeitar como sempre a institucionalidade. Ele espera que sejam respeitados os prazos processuais para preparar sua defesa", disse ainda.

Eulalio López, líder sem-terra da Liga Nacional de Carperos, envolvida nos violentos choques com a polícia, pediu que seus partidários se mobilizem para defender o presidente.
Em caso de renúncia do presidente, assumirá seu lugar o vice, Federico Franco, líder do Partido Liberal, componente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão que venceu as eleições presidenciais de 2008.

O presidente anunciou na quarta-feira a formação de um grupo civil que, com o apoio da OEA, vai investigar o conflito agrário.

TAGS