PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Ban Ki-moon recebe ativistas frustrados com Rio+20

12:30 | 22/06/2012

RIO DE JANEIRO, 22 Jun 2012 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu nesta sexta-feira representantes de 36 organizações não governamentais participantes da Cúpula dos Povos que expressaram seu descontentamento com o texto fechado pelos líderes da Rio%2b20.

"Geralmente digo que abrimos as portas das Nações Unidas, e a verdade é que vocês tiveram um papel-chave para que isso acontecesse. Hoje, nove grupos da sociedade civil se tornaram em uma peça fundamental da Rio%2b20", disse Ban.

Na reunião - que ocorreu por meia hora a portas fechadas - os ativistas classificaram de "infelizmente frustrante" a cúpula que reuniu 86 chefes de Estado e de governo.

"Nossa conversa não passou nem perto do que gostaríamos de ter escutado. Gostaríamos que ele tivesse mais ambição e abrisse mais espaços de diálogo e participação para mudar radicalmente este documento, que não expressa o que os povos querem", declarou Iara Pietricovsky, ativista brasileira que liderou a comissão.

"A Rio%2b20 acabou, mas nosso processo não dependia da Rio%2b20, vai mais além, a Rio%2b20 foi uma passagem infelizmente frustrante", completou Iara.

As ONGs - entre elas a Oxfam e representantes de movimentos sociais e sindicatos - entregaram ao secretário-geral um documento com as críticas ao acordo fechado esta semana pelos governos com um plano para proteger o meio ambiente e retirar milhões da pobreza, que deve ser ratificado sem mudanças nesta sexta-feira pelos líderes mundiais.

"O acordo governamental é abstrato e não corresponde à realidade", disse a jornalistas Kumi Naidoo, do Greenpeace International. "O que vemos aqui não é o mundo que queremos, é um mundo em que as corporações poluidoras e aqueles que destróem o meio ambiente dominam".

Organizada pela sociedade civil paralelamente à conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Cúpula dos Povos começou há uma semana com a participação de diversos grupos religiosos e centenas de ativistas.

TAGS