PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Advogados de Breivik rejeitam internação e pedem pena 'clemente'

O principal advogado de Breivik, Geir Lippestad, após duas horas de discurso, pediu que o cliente seja punido com a pena "mais clemente possível"

08:24 | 22/06/2012

OSLO, 22 Jun 2012 (AFP) - A defesa de Anders Behring Breivik, julgado pela morte no ano passado de 77 pessoas na Noruega, pediu nesta sexta-feira, último dia do julgamento, que o réu seja absolvido ou considerado mentalmente são e enviado a uma prisão, mas não internado em uma instituição psiquiátrica.

O principal advogado de Breivik, Geir Lippestad, após duas horas de discurso, pediu que o cliente seja punido com a pena "mais clemente possível", o que representa a "absolvição", explicou posteriormente. Também pediu a rejeição da solicitação da promotoria de internação psiquiátrica.

A demanda de "absolvição" do extremista de direita foi uma mera formalidade irrealizável, mas que não poderia ser evitada, pois o acusado se declarou inocente, apesar de ter confessado ser o autor do massacre para 'libertar' a Noruega da "invasão muçulmana".

O momento da alegação da defesa provocou um episódio desconcertante. O advogado pediu a a pena "mais clemente possível", mas aparentemente esqueceu de solicitar formalmente a absolvição, o que gerou uma forte reação de Breivik.

Assim, apenas depois de uma pergunta do juiz Wenche Elizabeth Arntzen, o advogado confirmou o pedido de "absolvição".

Em 22 de julho de 2011, Breivik matou 77 pessoas. Primeiro ele explodiu uma bomba perto da sede do governo em Oslo, o que provocou oito vítimas fatais, e depois abriu fogo contra jovens que participavam em um acampamento na ilha de Utoya, matando mais 69 pessoas.
Se for considerado penalmente irresponsável, o extremista de 33 anos corre o risco de ser internado em um centro psiquiátrico, possivelmente pelo resto da vida.

Mas se for declarado responsável, pode ser condenado a 21 anos de prisão, uma pena que pode ser ampliada enquanto for considerado perigoso.

TAGS