PUBLICIDADE
Notícias

Peru: Ollanta nomeia ministros para três pastas

15:07 | 15/05/2012
O presidente do Peru, Ollanta Humala, nomeou três novos ministros para o gabinete de governo, após a demissão na semana passada dos ministros da Defesa, Interior e Produção. Ollanta nomeou José Antonio Urquizo Maggia para ministro da Defesa.

Ele substituirá o general Alberto Otárola, que renunciou na semana passada, após fortes críticas da oposição e da imprensa à operação militar lançada contra a guerrilha maoista do Sendero Luminoso na província de La Convención, em Cuzco.

Urquizo Maggia era ministro da Produção do governo Ollanta e analistas notaram hoje que ele tem pouca experiência nas questões da segurança e defesa. O presidente também nomeou o general da reserva Wilber Calle Girpón ministro do Interior, que tem sob seu poder a polícia. Ollanta também nomeou Gladys Triveño Chan Jan como ministra da Produção. Ela era vice-ministra da pasta. Na década de 1980 e começo da de 1990, a guerrilha do Sendero e a repressão militar deixaram 70 mil mortos no Peru. Atualmente, os remanescentes da guerrilha operam em regiões remotas do país, aliados ao narcotráfico.

As informações são da Dow Jones.

TAGS