PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Regime sírio tenta destruir Rastan, acusa ONG

No Líbano, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas nesta quinta-feira em novos confrontos entre sunitas e alauitas em Trípoli

06:30 | 17/05/2012

BEIRUTE, 17 Mai 2012 (AFP) - A cidade rebelde de Rastan, no centro da Síria, foi violentamente bombardeada nesta quinta-feira pelo Exército, que deseja destruir a localidade gradualmente, acusou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A cidade, situada na província de Homs, foi bombardeada durante a noite ao ritmo de três obuses por minuto, afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, presidente da ONG, que tem sede na Grã-Bretanha.


Abdel Rahman pediu aos observadores da ONU mobilizados no país que prossigam imediatamente para a cidade de Rastan, "que o regime tenta destruir gradualmente".


Segundo os militantes, em Rastan há um grande número de rebeldes que defendem a cidade.


Há vários meses, a cidade escapa do controle das tropas governamentais, que já tentaram ocupá-la várias vezes. No dia 14 de maio, 23 soldados morreram em uma tentativa de ataque.


A violência não dá sinais de trégua na Síria, apesar da presença de 200 observadores da ONU responsáveis por vigiar uma trégua proclamada há mais de um mês, mas violada todos os dias.


No Líbano, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas nesta quinta-feira em novos confrontos entre sunitas e alauitas em Trípoli.


Os sunitas são contrários ao presidente sírio Bashar al-Assad, enquanto os alauitas defendem o regime sírio.


O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou que o regime de Assad está condenado e pediu o aumento da pressão internacional contra Damasco.
"Estou bastante frustrado com a lentidão do colapso do regime de Assad", disse Barak ao canal CNN, após uma visita a Washington.

TAGS