PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Hillary pede que Índia reduza importações de petróleo do Irã

Diante de um auditório composto principalmente por estudantes, Hillary ressaltou que o Irã pode causar problemas à Índia

08:47 | 07/05/2012
CALCUTÁ, Índia, 7 Mai 2012 (AFP) - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pediu nesta segunda-feira às autoridades indianas que reduzam mais suas importações de petróleo iraniano e lembrou que o desenvolvimento de uma bomba atômica por parte de Teerã seria algo devastador para o mundo.

A Índia "está reduzindo suas compras de petróleo iraniano. Elogiamos as medidas que foram tomadas até agora, mas esperamos que sejam maiores", disse Hillary em um fórum em Calcutá, no leste da Índia.

Hillary acrescentou que pensava que havia um fornecimento de petróleo "adequado" nos mercados para compensar a redução das compras de petróleo iraniano.

Diante de um auditório composto principalmente por estudantes, Hillary ressaltou que o Irã pode causar problemas à Índia e lembrou do atentado contra a embaixada de Israel em Nova Délhi, em fevereiro, no qual se suspeita que agentes iranianos estiveram envolvidos.

"É um regime marcado por uma história de comportamentos agressivos e não penso que seja possível negociar com os agressores cedendo espaço para eles", disse.

"Israel está muito preocupado com a possibilidade de que um líder iraniano possa no futuro usar (a arma nuclear), se o Irã chegar a se dotar de uma bomba nuclear, algo que seria devastador", continuou.

A chefe da diplomacia americana declarou, no entanto, que Washington apostava em uma solução pacífica para esta crise e ressaltou os esforços do presidente Barack Obama para ajudar o povo iraniano.

TAGS