PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Fotógrafo da AFP recebe Prêmio Pulitzer

A foto de Hossaini, publicada no dia 7 de dezembro, mostra a menina Tarana Akbari gritando após um suicida anti-xiita detonar uma bomba em meio à multidão na capela de Abul Fazel, em Cabul

00:29 | 22/05/2012
tarana akbari, afp
prêmio
tarana akbari, afp prêmio

NOVA YORK, 21 Mai 2012 (AFP) - O fotógrafo afegão da France Presse (AFP) Massoud Hossaini recebeu nesta segunda-feira o Prêmio Pulitzer, em Nova York, o primeiro da agência de notícias, por sua dramática imagem instantes após um ataque suicida em Cabul.


Hossaini, 30 anos, viajou do Afeganistão aos Estados Unidos para receber o Pulitzer na Universidade de Columbia.


O Comitê do Pulitzer deu a Hossaini o principal prêmio de fotografia na categoria "breaking news", por sua "imagem desoladora de uma menina chorando de medo após um ataque suicida com bomba" em Cabul, em dezembro passado.


"Estou feliz de ter sido a voz dos que morreram", disse Hossaini ao receber o prêmio. "É um incentivo para a imprensa afegã e para os jornais da região".


"Ajudarei todos os jornalistas a trabalhar com seriedade. É grandioso ver que a realidade que nós mostramos, e não os jornalistas ocidentais, foi reconhecida por uma organização ocidental como o Prêmio Pulitzer". "Agora não podem dizer mais que o mundo ocidental não nos reconhece".


A foto de Hossaini, publicada no dia 7 de dezembro, mostra a menina Tarana Akbari gritando após um suicida anti-xiita detonar uma bomba em meio à multidão na capela de Abul Fazel, em Cabul.


Hossaini, que trabalha na AFP desde 2007, estava a poucos metros do local da explosão, que deixou mais de 70 mortos.

TAGS