PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Dois mortos em Beirute em incidentes relacionados à Síria

A revolta na Síria aumentou as tensões no Líbano, que conheceu 30 anos de hegemonia síria e que está dividido entre adversários e partidários do regime de Bashar al-Assad

06:58 | 21/05/2012

BEIRUTE, 21 Mai 2012 (AFP) - Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas em confrontos em Beirute entre um movimento libanês simpatizante da revolta na Síria e um partido favorável ao regime de Bashar al-Assad, segundo a agência nacional libanesa.

Os confrontos ocorreram durante a noite, após a morte de um dignitário sunita pelas mãos do exército no norte do Líbano, provocando um aumento da tensão no país já afetado por conflitos sectários que deixaram 10 mortos nos últimos dias.

Os incidentes tiveram como protagonistas partidários do movimento do Futuro, de maioria sunita e dirigido por Saa Hariri, chefe da oposição libanesa hostil ao poder em Damasco, e o Partido da corrente árabe, um grupo também sunita, mas que apoia o presidente sírio Bashar al-Assad.

Em 2008, os confrontos sectários em Beirute e em todo o país, entre partidários do movimento Futuro e os do poderoso Hezbollah xiita, aliado de Damasco, deixaram uma centena de mortos.

A revolta na Síria aumentou as tensões no Líbano, que conheceu 30 anos de hegemonia síria e que está dividido entre adversários e partidários do regime de Bashar al-Assad.
A oposição libanesa acusou o regime de Damasco de querer semear o caos no Líbano para desviar a atenção da crise na Síria.

TAGS