PUBLICIDADE
Notícias

Acidente de carro mata inspetor da AIEA no Irã

12:30 | 08/05/2012
Um inspetor nuclear sul-coreano da Organização das Nações Unidas (ONU), identificado como Seo Ok-Seok, morreu e um colega dele ficou ferido nesta terça-feira em um acidente de carro perto de um reator na área central do Irã, informou a agência de notícias oficial da República Islâmica, a Irna. Não havia indicações imediatas de um atentado, porém o ocorrido deve desencadear intensa investigação.

A agência disse que o inspetor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) morreu quando o carro capotou perto de um reator que está sendo construído em Khondab, cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Teerã.

O Irã informou que o reator - que faz parte do complexo de Arak - será usado para produzir isótopos para usos industriais e médicos pacíficos. No entanto, os Estados Unidos e outros países temem que o combustível usado nos reatores possa ser reprocessado em plutônio para um ogiva. Teerã nega que busca armas nucleares.

A agência de notícias semioficial Isna disse que o ferido era um inspetor da Eslováquia e que ele foi levado a um hospital. A AIEA não comentou o assunto. As informações são da Associated Press.

TAGS