PUBLICIDADE
Notícias

Presidente do Haiti deixa hospital nos EUA após tratar embolia

14:40 | 19/04/2012

PORTO PRÍNCIPE, 19 Abr 2012 (AFP) - O presidente do Haiti, Michel Martelly, deixou o hospital dos Estados Unidos onde fez tratamento contra a embolia pulmonar, informaram autoridades nesta quinta-feira, 19.

"A pedido dos médicos e seguindo o avanço significativo de sua recuperação, Michel Martelly pôde deixar na quarta-feira o hospital onde estava sob observação desde a segunda-feira", em Miami, informou um comunicado oficial.

O presidente, que não discutiu seu problema de saúde, informou em uma mensagem gravada que se sentia melhor e agradeceu ao governo e ao povo haitiano por seu apoio.

Ele insistiu em afirmar que o governo permanecia no controle no Haiti, que ainda luta por se recuperar dos danos de um terremoto maciço, em 2010, que devastou Porto Príncipe e matou 200 mil pessoas.

"Durante minha permanência no hospital, fiz contato com as autoridades. Tudo está sob controle e eu voltarei em breve", disse Martelly, sem fornecer maiores detalhes sobre a data de seu retorno.

A embolia pulmonar é a obstrução de um vaso sanguíneo nos pulmões, normalmente causada por um coágulo que bloqueia uma artéria coronariana. Embora seja comum, pode ser fatal se não for rapidamente diagnosticada e tratada.

Martelly, de 51 anos, ex-cantor conhecido como "Sweet Micky" que assumiu a presidência no ano passado, voltou aos Estados Unidos na noite de segunda-feira, acompanhado da esposa, Sofia, dias depois de passar por uma cirurgia em seu ombro direito. Em outubro passado, ele também tinha sido operado do ombro esquerdo.

Autoridades haitianas disseram inicialmente que seu rápido retorno aos Estados Unidos se devia a "complicações pós-operatórias", mas revelaram na terça-feira que tinha sido diagnosticado com a perigosa obstrução.

TAGS