PUBLICIDADE
Notícias

Estudo aponta que ter amigos bonitos garante popularidade no Facebook

14:22 | 24/04/2012

PARIS, 24 Abr 2012 (AFP) - Ter amigos atraentes tornará o dono de um perfil mais popular no Facebook, especialmente se o proprietário for uma mulher, revelou um novo estudo que aplica as leis de Charles Darwin ao domínio das redes sociais na internet.

A descoberta demostra que sinais de aptidão reprodutiva influenciam nossas decisões sobre amizade, explicou à AFP o pesquisador holandês Piet Kommers.

"As pessoas se sentem atraídas por outras com aparência muito saudável, feliz e produtiva no sentido sexual. Esta é uma lei evolutiva amplamente aceita", afirmou.

"O caráter puramente saudável ainda é dominante. É difícil eliminá-lo", acrescentou.

A equipe da Universidade de Twente criou quatro perfis falsos no Facebook usando fotos de uma mulher e de um homem considerados "neutros" no quesito atratividade em avaliações prévias.

Duas páginas foram criadas para cada um. Uma com fotos de dois "amigos" atraentes - um homem e uma mulher - e a outra com fotos de amigos sem atrativos.

Os perfis eram idênticos em outros itens, listando local de residência, data de nascimento, interesses e filmes favoritos, músicas e programas de TV.

Os cientistas, em seguida, mostraram os perfis a uma lista aleatória de 74 estudantes com idades entre 21 e 31 anos e pediram que eles avaliassem a "atratividade social" do detentor do perfil.

Os participantes tiveram que responder a perguntas como "Acho que ele/ela poderia ser um amigo" ou "Ele/ela seria uma companhia agradável".

Os respondentes mostraram-se 20% mais propensos a escolher o perfil de amigos "atrantes", descobriram os cientistas.

"A aparência dos amigos no Facebook de fato influencia a percepção sobre o dono do perfil", acrescentou o estudo.

"Mais especificamente, a atratividade dos nossos associados no Facebook tem uma influência direta positiva em nossa própria atratividade social", emendou.

Ter amigos bonitos revelou-se especialmente importante para a popularidade das mulheres, ressaltou.

Os autores da pesquisa observaram que o contrário também é verdade. Ter imagens de amigos sem atrativos vinculados ao perfil pode afetar o apelo de indivíduos e negócios que usam redes sociais na internet, alertaram.

O estudo foi publicado na edição da segunda-feira do International Journal of Web Based Communities.

TAGS