Fortaleza registra 22 °C, menor temperatura do ano

Capital teve o oitavo menor registro do Ceará nesta quinta-feira; mais de 100 municípios contabilizaram chuvas nas últimas 24 horas

17:29 | Fev. 05, 2026

Por: Victor Marvyo
Alagamento na Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema. Chuvas na manhã desta quinta-feira em Fortaleza. (foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)

A manhã desta quinta-feira, 5, foi marcada pelo registro da menor temperatura do ano em Fortaleza. Os termômetros marcaram 22 °C, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O índice foi observado por volta das 11 horas e superou o recorde anterior de 23 °C, que até então era a menor temperatura registrada na Capital em 2026, no dia 27 de janeiro, tornando o novo dado o mais baixo do ano até o momento.

Além da queda na temperatura, o Estado também registrou chuvas em mais de 100 municípios. Em Fortaleza, o volume acumulado entre 7h da quarta-feira, 4, e 7h desta quinta-feira, 5, foi de 75,2 milímetros (mm).

LEIA MAIS | Vias do Centro de Fortaleza ficam alagadas após chuvas desta quinta-feira, 5

Capital teve apenas o oitavo menor registro do Estado

Apesar do frio atípico para a Capital, Fortaleza ficou apenas na oitava colocação entre os menores registros de temperatura no Ceará. Outras cidades do Interior apresentaram índices ainda mais baixos.

Confira os municípios com as menores temperaturas registradas nesta quinta-feira:
•Aiuaba – 18,9 °C
•São Benedito (Sítio Ingazeira) – 19,7 °C
•Poranga – 20,2 °C
•Parambu – 20,8 °C
•Araripe (Chapada Cruz do Monte) – 21,1 °C

LEIA MAIS | Defesa Civil registra 16 ocorrências durante chuvas desta quinta-feira, 5

Previsão indica aumento das chuvas nos próximos dias

De acordo com a análise da Funceme, o Ceará deve seguir com variação de nebulosidade, temperaturas elevadas durante o dia e aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas nos próximos dias.

A tendência é de precipitações mais amplas entre esta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, com possibilidade de eventos de intensidade moderada a forte em diferentes regiões do Estado.