Prefeitura de Fortaleza lança Guarda Comunitária Escolar

Um total de 12 novas viaturas foram entregues para ampliar atuação da instituição em todas as regionais da Cidade

21:31 | Set. 01, 2025

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 01.09.2025: Entrega de viaturas para Guarda Municipal, pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta segunda-feira, 1º, a Guarda Comunitária Escolar (GCE), órgão da Guarda Municipal (GMF) que visa reforçar a segurança de unidades de ensino. Um total de 12 novas viaturas foram entregues durante evento, realizado na sede do Centro Integrado de Segurança (Cisfor).

Leia também: Chacina do Curió: MP recorre contra decisão que absolveu sete PMs no 4º julgamento

Por meio da iniciativa, que conta com um investimento anual de R$ 1.527.766,40, agentes vão estar presentes nas escolas municipais, monitorando seus entornos e a entrada e saída de alunos por meio de câmeras e sistemas de segurança. Além disso, também vão participar de reuniões de pais e mestres.

Guarda Comunitária é uma continuação da Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), que já atuava na Capital. De acordo com a Prefeitura, ações passam a ser realizadas agora pela GCE, que funciona em um formato mais ampliado e com presença "mais massiva nas instituições", aumentando o poder operacional.

Cada uma das 12 regionais de Fortaleza vai receber uma viatura e, ao todo, a iniciativa vai contar com um efetivo de 72 agentes que concluíram o Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM).

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a GCE vai atuar em parceria com a Célula de Segurança Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), "realizando rondas diárias e patrulhamento ostensivo, especialmente em unidades que necessitem de maior atenção da segurança".

Durante o lançamento da iniciativa, o prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que ação não foi adotada em razão dos recentes conflitos que afetaram aulas em escolas de bairros como Vicente Pinzón e Papicu, pois a mesma já fazia parte do Plano de Restruturação da Segurança Pública de Fortaleza. 

Ainda assim, ele considerou que eventos "jogaram luz" sobre a necessidade de proteção as unidades.

"Estamos trabalhando para cuidar da educação e proteger quem vive o dia a dia das nossas escolas. Sabemos que a segurança é um grande desafio, mas seguimos firmes, realizando avanços como nomeação de novos guardas, qualificação do efetivo e o alinhamento com as forças de segurança estaduais e nacionais, para levar cada vez mais proteção à população da nossa cidade", disse. 

Já o coronel Márcio Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), destacou que a iniciativa vai qualificar a abordagem no entorno e dentro das escolas: "A Guarda Comunitária Escolar atuará com mais proximidade das comunidades, criando vínculos com alunos, professores e famílias, garantindo mais segurança e um cuidado ainda maior com o ambiente escolar."