15 de agosto é feriado em Fortaleza; saiba o que o dia significa

Data é um marco para a cidade e envolve sincretismo religioso e história de Fortaleza. Entenda por que o dia 15 de agosto é feriado

21:35 | Ago. 01, 2025

Por: Mariana Fernandes
No dia 15 de agosto é celebrada Nossa Senhora da Assunção, que é homenageada em ponto histórico de Fortaleza (foto: Fabio Lima/Aurélio Alves/O POVO)

Apesar de não ter feriados nacionais em agosto, os fortalezenses têm o dia de sua padroeira neste mês, considerado feriado municipal. A efeméride também tem importância para os praticantes da umbanda e se relaciona com a história da cidade de Fortaleza.

Entenda o que significa o dia 15 de agosto em Fortaleza.

Qual é o feriado do dia 15 de agosto em Fortaleza?

O dia 15 de agosto é feriado em Fortaleza em alusão a Nossa Senhora de Assunção, padroeira da cidade. Este ano será um feriado prolongado, já que caiu em uma sexta-feira. Foi estabelecida por decreto municipal da lei 8795 de 28 de novembro de 2003.

O evento católico “Caminhada com Maria” foi incluído no calendário oficial do município em alusão ao dia festivo.

Outras cidades também comemoram o feriado:

  • Caucaia;
  • Aquiraz;
  • Nova Russas; e
  • Viçosa do Ceará.

LEIA: 2026 terá 10 feriados nacionais prolongados; confira o calendário

O que significa o dia de Nossa Senhora da Assunção?

A assunção de Nossa Senhora, mãe de Jesus, é considerada um dogma de fé da Igreja Católica. Ou seja, acredita-se que o corpo de Maria ascendeu aos céus após o fim de sua vida terrena.

Foi decretado pelo papa Pio XII na constituição apostólica Munificentissimus Deus: “... Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada edifica sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

Estrutura militar da cidade foi nomeada em homenagem à santa

A imagem da santa também está presente em pontos históricos de Fortaleza. Um dos pontos que deu início a história da capital foi o forte Nossa Senhora da Assunção, no centro. 

Durante a ocupação holandesa no nordeste brasileiro, o capital holandês Matias Beck construiu o forte Schoonenborch em 1649. Cinco anos depois, quando os portugueses recuperaram o domínio do local recebeu a denominação de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Em julho de 2008, a fortaleza passou a ser considerada monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Umbanda celebra Iemanjá também em 15 de agosto

No sincretismo religioso, a figura de Nossa Senhora da Assunção se mistura com a orixá Iemanjá nas religiões de matriz africana. Assim, a festividade da “rainha do mar” também é comemorada no dia 15 de agosto.

A festa costuma ser nas praias da cidade - principalmente na Praia do Futuro. “Vários terreiros vão à praia, a festa mais antiga datada começou na praia do Futuro, em Fortaleza, que já tem 60 anos”, explica Mãe Dulcimar de Ogum, do Centro Espírita de Umbanda São Jorge Guerreiro (CEU).

A festa de Iemanjá se tornou um patrimônio imaterial de Fortaleza em 2018.