Sana abriga 8ª edição da maior feira de adoção de animais do Ceará
Os animais disponíveis para adoção receberão no próprio local cuidados como vacina antirrábica, vermífugos, testagem para calazar e castração
15:19 | Jul. 19, 2025
O maior festival geek do Norte e Nordeste, o Sana (Super Amostra Nacional de Animes), é palco da 8ª edição do maior evento de adoção de animais do Ceará.
LEIA TAMBÉM | Projeto do HGF reaproxima pacientes em isolamento de seus familiares
A iniciativa, idealizada pelo Instituto Bichomania, reúne importantes organizações não-governamentais (ONGs), protetores independentes e centenas de voluntários.
Sobre o evento
Os animais disponíveis para adoção receberão no próprio local cuidados necessários, como: vacina antirrábica, vermifugação, testagem para calazar e castração.
Os procedimentos serão feitos com o apoio da equipe veterinária da Secretaria Estadual da Proteção Animal do Ceará (Sepa), além da entrega de coleiras antiparasitárias oferecidas também pela pasta.
O evento contará ainda com ponto de arrecadação de ração, reforçando o compromisso coletivo com os que ainda aguardam um lar.
Participam desta edição as seguintes instituições: Abrigo São Lázaro, Causa Pet, Anjos de Quatro Patas de Caucaia, Animais Universitários, Pichano e Bola de Pelo, além de protetores e protetoras que atuam de forma independente no resgate e acolhimento de cães e gatos.
De acordo com o organizador do evento de adoção e presidente do Instituto Bichomania, Felipe Ribeiro, o evento é um reflexo do avanço da causa animal na sociedade cearense.
“Desde que comecei a empreender no setor pet, abracei a causa animal como missão de vida. Sempre acreditei que, se temos condições de crescer em um segmento tão promissor, precisamos também retribuir”.
“E nada é mais gratificante do que ver o olhar de um animal resgatado sendo adotado por alguém que escolheu amar. Me emociona, especialmente, ver que uma nova geração está cada vez mais envolvida: jovens que adotam, resgatam, se voluntariam, ajudam financeiramente. Essa consciência está crescendo, e com ela, a qualidade de vida dos nossos animais”, afirmou em nota enviada à imprensa.
Felipe também é presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), secretário de Coordenação Animal de Caucaia e também coordenador do Departamento de Cuidado Animal da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB).
Bentinho, de três anos, está à espera de um tutor oficial
Dentre os vários animais disponíveis para adoção, está Bentinho, de três anos. O cachorrinho, que nasceu no abrigo Causa Pet, atualmente vive em um lar temporário, cedido por Zenaide Menezes. O cão é sem raça definida (SRD), de porte médio, castrado e vacinado.
A fundadora e presidente da ONG, Lindoneide Lobo, conta que o abrigo surgiu do desejo de fazer a diferença.
“Nasceu para se unir a outras iniciativas, com o intuito de resgatar animais em situação de abandono, reabilitá-los física e emocionalmente, e encontrar lares amorosos para cada um deles”, destacou.
Questionada sobre o porquê de Bentinho ainda não ter sido adotado, ela analisa: “Acredito que o universo está preparando uma família megaespecial pra ele”. Ao todo, 45 animais participam do evento, que segue até este domingo, 20. E cerca de 35 são da ONG Causa Pet.
Atualmente, o abrigo conta com mais de 200 animais. Até agora, sete foram adotados.
Como adotar um pet no evento?
Os interessados em adotar um animal durante o evento, devem ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto, comprovante de residência, além de levar coleira e guia no momento da adoção.
Todos os adotantes passarão por uma entrevista com as ONGs e protetores responsáveis, garantindo que o novo lar seja seguro, afetivo e consciente.
Também é possível acompanhar os animais disponíveis e já adotados por meio do site Adota Pet, onde cada bicho tem uma pequena descrição e fotos, permitindo que o processo seja feito com mais responsabilidade.
Serviço
8ª Edição do Maior Evento de Adoção do Ceará
Quando: Sábado (19/7) e domingo (20/7)
Onde: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz. Sana. Fortaleza (CE)
Mais informações e adoções online: www.adotapetce.com.br