Elmano assina segunda etapa de urbanização da comunidade do Dendê

A obra beneficiará aproximadamente 10 mil pessoas que vivem na comunidade, localizada no bairro Edson Queiroz em Fortaleza

18:17 | Jul. 12, 2025

Por: Gabriela Monteiro
O anúncio foi feito pelo governador do Ceará em suas redes sociais (foto: Hiane Braun/ Casa Civil)

A segunda etapa da urbanização da comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, teve seu contrato de execução assinada neste sábado, 12, pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, junto à Caixa Econômica Federal. A notícia foi dada pelo chefe do executivo estadual em suas redes sociais. 

O investimento total será de R$ 35.178.947,37, com parte dos recursos vindos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, por meio da Secretaria das Cidades, o governo estadual fará um aporte no valor de R$ 1,7 milhão.

"A obra vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas, com abertura de novas vias, acesso facilitado a serviços públicos e melhorias nas condições habitacionais e sanitárias. Seguimos trabalhando por mais dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa", diz a postagem.

A Comunidade do Dendê passa por processo de urbanização de forma gradual com a implementação de projetos de habitação e infraestrutura.

As obras fazem parte da iniciativa Novo PAC - Periferia Vivia, do Ministério das Cidades. Dentre as obras a serem realizadas, estão a abertura de novas vias, pavimentação de ruas e calçadas, além de investimentos no tratamento de água e esgoto.

O superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, Luís Gurgel, reforçou o compromisso com o desenvolvimento urbano e inclusão social no Ceará. "São ações que vão transformar a realidade da Comunidade do Dendê, garantindo acesso à infraestrutura, moradia digna e qualidade de vida para todas as famílias que serão beneficiadas", declarou.