Criança de 12 anos passa em vestibular da Uece: 'Fiquei muito feliz'

Diagnosticado como superdotado, Lucca Aragão passou para o curso de Matemática, aprovação que considera como um "teste" para o seu futuro

22:19 | Jul. 02, 2025

Por: Gabriela Almeida
Lucca passou para o curso de Matemática (foto: Arquivo Pessoal )

Um garoto de apenas 12 anos de idade esteve entre os aprovados do mais recente vestibular realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Diagnosticado como superdotado, Lucca Aragão passou para o curso de Matemática — aprovação que considera como um "teste" para o seu futuro. 

Leia também: Jovem de vila no Cariri é aprovado em Medicina após 6 anos de estudo

Resultado do certame saiu na última semana e foi recebido pelo jovem, que estuda no Colégia Militar de Fortaleza, com alegria. "Fiquei muito feliz (...) (Senti) que eu tinha concluído meus objetivos", diz.

Com a voz tímida, o estudante confessa ter mais facilidade com os números e revela que não sabe ainda a carreira que deseja seguir no futuro, mas não tem pressa. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), a conclusão do ensino médio é o pré-requisito para ingressar no ensino superior.

Lucca ainda cursa a 6ª série e essa foi a segunda vez que prestou o vestibular estadual, pois tem por dentro de si o desejo de testar todas as possibilidades e se preparar para o futuro. Nem bem saiu o resultado, por exemplo, e ele já se prepara para um próximo desafio: as Olimpíadas de Matemática.

Orgulho da família 

Esse gosto pelos estudos desde muito novo o faz se destacar, como conta seu pai, José Aragão, 43. De acordo com o professor, o futuro educacional do jovem virou motivo de empenho de toda a família.

Em um canto da casa onde moram, as medalhas de olimpíadas conquistadas por Lucca se acumulam, assim como o orgulho que os pais sentem dele.

"É só orgulho. (E também) Mérito meu e da mãe dele (...) Estudo junto com ele, faço as inscrições (...) Vira uma coisa familiar, é uma conquista familiar", diz José, sem esconder a empolgação.