Falta de energia elétrica afeta bairros de Maracanaú após fortes chuvas

Bairros de Maracanaú chegaram a ficar 96 horas sem fornecimento de energia elétrica. Enel, distribuidora responsável pela região, disse que situação já foi solucionada

19:18 | Abr. 06, 2025

Por: Rafael Santana
Enel é a responsável pelo fornecimento de energia em Maracanaú. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL- 05.12.2024: ENEL / Caminhão da ENEL . (Foto: Aurélio Alves/Jornal O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

Bairros como Mucunã, Bandeirantes e Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, enfrentaram falta de energia elétrica em suas residências e comércios em decorrência de fortes chuvas e descargas atmosféricas que atingiram a região na noite da quinta-feira, 3.

Um dos moradores afetado foi o empresário Licurgo Neto, 27 anos, que reside próximo à Rodovia José Nogueira Mota, em Mucunã. Ele conta que os moradores dessa área foram extremamente afetados - pois o fornecimento de energia elétrica retornou somente no fim da manhã deste domingo, 6.

“Foram quase 96 horas sem energia, uma verdadeira calamidade pública. Muitos idosos e recém-nascidos sem tomar banho, comidas estragadas e comércios afetados”, desabafa Licurgo Neto. Segundo o empresário, a equipe técnica recebeu ajuda da população para poder acessar o local afetado pela chuva.

Chuvas afetaram fornecimento de energia elétrica em Maracanaú

Em nota, a Enel Distribuição Ceará, responsável pela distribuição de energia na localidade, informou que as ocorrências de falta de fornecimento foram provocadas pelas condições climáticas adversas, caracterizadas por tempestades e muitos raios.

Na quinta-feira, 3, a distribuidora identificou que raios provocaram o rompimento de um jump de média tensão, o que ocasionou a suspensão do serviço para alguns clientes dos bairros Mucunã, Bandeirantes e Pajuçara.

Conforme a empresa, foram iniciadas manobras de transferência de cargas, restabelecendo o fornecimento para a maioria dos clientes afetados. Segundo a distribuidora, os demais clientes foram normalizados na tarde da sexta-feira, 4.

Já na madrugada de sábado, 5, foi registrado uma ocorrência de transformador queimado, que também afetou alguns clientes da região. O serviço foi normalizado na manhã deste domingo, 6.

A distribuidora também mencionou que, entre a quinta-feira e a sexta-feira, cerca de mil raios foram registrados somente em Fortaleza e na Região Metropolitana.