Arquidiocese de Fortaleza recebe relíquias de Santa Teresinha; veja programação de visitas

De 25 a 30 de abril, o público poderá visitar as relíquias de Santa Teresinha, a padroeira das missões

09:38 | Abr. 16, 2024

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 12-04-2024: Convento das Camelitas no bairro Dias Macedo é um dos locais que receberá a visita das relíquias de Santa Teresinha. (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo) (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

A Arquidiocese de Fortaleza recebe, pela segunda vez, a visita do relicário de Santa Teresinha do Menino Jesus, em preparação para o centenário da canonização da santa, comemorado em 2025. Dos dias 25 à 30 de abril, a urna com os ossos do fêmur e do pé passará por alguns pontos da Cidade para que os fiéis possam visitar.

O relicário enviado pela Basílica de Lisieux, na França, está visitando 70 cidades brasileiras onde há a presença de monjas carmelitas. Conforme a irmã Maria Bernadette, madre superiora do Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, a visita é promovida pelo Carmelo Descalço no Brasil.

“Esse relicário peregrina em vários locais do mundo. Em 2023, comemoramos os 150 anos de Santa Teresinha, mas não conseguimos porque já tinha muitos pedidos. Daí, o Santuário de Lisieux disse que poderia ceder para o ano de 2024 e, em 2025, completam 100 anos da canonização de Santa Teresinha", explicou.

A peregrinação iniciou no dia 1º de fevereiro na cidade de Trindade, em Goiás, e finda em 19 de outubro, em São Paulo. Pelo Ceará, o relicário passará por Fortaleza, Icó, Quixadá, Ibiapina e Limoeiro do Norte.


Veja a programação

25 de Abril

12 horas - Chegada das relíquias e celebração eucarística na Matriz de Santa Teresinha, em Chorozinho.

15h30min - Acolhida das relíquias no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza

20 horas - Vigília na Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Granja Portugal;

26 de abril

8 horas - Recepção e exposição pública no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo;

19 horas - Vigília na Diaconia Shalom, em Aquiraz;

27 de abril

8h30min - Matriz da Paróquia Santa Teresinha, no bairro Vicente Pinzón;

13 horas - Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Joaquim Távora;

15 horas - Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Aerolândia;

20h30min - Vigília dos jovens no Shalom da Paz, no bairro Aldeota;

28 de abril

8 horas - Catedral Metropolitana de Fortaleza

14 horas - Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários;

20 horas - Vigília na Comunidade Face de Cristo, no bairro Cocó;

29 de abril

8h30min - Instituto Hesed, no bairro Ancuri

15 horas - Matriz da Paróquia do Cristo Rei, no bairro Aldeota

19h30min - Vigília no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo;

30 de abril

7 horas - Missa de despedida das relíquias no Carmelo Santa Teresinha, no bairro Dias Macedo (celebrada por Dom Gregório Paixão);

A visitação é aberta ao público em todos os horários para oração e veneração. Madre Bernadette diz ainda que haverão formações sobre Santa Teresinha, o terço e um momento de oração em silêncio no Carmelo e que a programação varia de um local para o outro.

No dia 29 de abril, penúltimo dia de peregrinação em Fortaleza, o carro do Corpo de Bombeiros fará o translado do relicário da Paróquia do Cristo Rei para o Carmelo. “Os bombeiros acompanharão o trajeto em alguns perímetros e em outros, o carro da comunidade Shalom que estará adesivado com a imagem de Santa Teresinha fará este transporte”, explicou.

Após a missa das 7 horas da manhã no dia 30 de abril, no Carmelo, o relicário segue rumo a cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará.