Primeiro dia da 2ª fase do vestibular da Uece tem abstenção de 12%
Aplicação do certame gerou trânsito congestionado na Av. Silas Munguba, próximo ao campus do Itaperi. Foram 1.152 faltosos dos mais de 9 mil candidatos aptos em todo o Estado para etapa de redação e provas específicas
13:51 | Dez. 17, 2023
O primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular 2024.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizado na manhã deste domingo, 17, registrou uma abstenção de 12% — um total de 1.152 faltosos, 560 em Fortaleza e 592 nas unidades do Interior, dos 9.313 candidatos aptos em todo o Estado.
Na Capital, a aplicação do certame provocou trânsito congestionado na avenida Silas Munguba e o engarrafamento se estendeu por boa parte da via, que fica próxima ao campus do Itaperi, um dos principais locais de prova.
Os portões foram fechados às 9 horas e, além de atrasos, O POVO também registrou movimentação de pessoas que haviam saído para buscar itens importantes que foram esquecidos, como a documentação oficial com foto — cuja apresentação é obrigatória — ou caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta, vendida por ambulantes por R$ 3 no entorno do campus.
Houve ainda quem não conseguiu tomar café da manhã antes de sair de casa e precisou comprar um lanche de última hora.
Ao perceber a demora do congestionamento, a costureira Márcia Santos conta que desceu do carro com a filha, a estudante Débora Santos, 18, e pediu que um motociclista desconhecido que passava próximo a levasse até o local.
“A gente ia atrasar, comecei a pedir para várias pessoas que ‘pelo amor de Deus’ dessem uma carona a ela, ofereci até dinheiro. Um rapaz que nem era motorista de aplicativo levou e ela conseguiu entrar. Depois eu cheguei e fui na sala conferir se ela tinha chegado bem, graças a Deus deu tudo certo, mas foi um aperreio muito grande”, relata.
Já a jovem Rebeca Macedo, 17, que prestava vestibular para o curso de Geografia, chegou atrasada e lamentou: “Não sei nem como vou contar para a minha mãe. Eu moro no Bom Jardim, o trajeto foi muito longo, tinha trânsito, enfim. Mas próximo ano eu vou tentar de novo, dessa vez chego uma hora antes”.
Além de mães, pais e responsáveis, na entrada do campus também se amontoavam professores de diversas instituições de ensino da Capital.
“A gente tenta passar uma confiança, uma calma, um apoio, porque a gente sabe que esse momento é bem difícil e, para muitos, é também uma despedida do ensino médio, o fechamento de um ciclo. Eles sentem e a gente também”, relata o professor de Química, Jota Façanha.
“O volume de alunos com ansiedade é bem alto, a gente já até recebe formações para identificar casos que precisam de atenção em sala de aula. Então todos os anos estamos aqui acompanhando eles para dar uma força e tentar tornar esse momento menos difícil”, pontua.
Veja galeria de fotos do primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2024.1 da Uece, no campus do Itaperi
Dividida em dois dias, domingo, 17, e segunda-feira, 18, a segunda etapa do exame é composta de quatro provas: uma de redação e três específicas, estabelecidas de acordo com o curso de opção de cada candidato.
De acordo com a Comissão Executiva do Vestibular (CEV), o número de abstenções está dentro da média, que costuma ser entre 10 e 15%. Para o segundo dia de provas, nesta segunda, o presidente da CEV, professor Fábio Perdigão, reforça a necessidade de se chegar com uma antecedência mínima de uma hora para evitar atrasos.
“Amanhã é um dia útil, então o trânsito pode estar mais carregado do que hoje. Saiam de casa mais cedo e não esqueçam o documento com foto. Nós ainda temos, infelizmente, candidatos que vêm fazer a prova sem o documento e acabam impossibilitados de realizar”, destaca.
Os candidatos aprovados tentam ingressar em uma das 2.820 vagas dos cursos de graduação da instituição, das quais 1.278 são para Fortaleza e 1.542 vagas para os cursos do Interior do estado, localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati e Canindé.