Festa de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis e espera 80 mil devotos no encerramento

Celebrações tiveram início às 5 horas desta sexta-feira, 13, com missa na Igreja de Fátima. A partir da 18 horas, ocorre procissão que antecede a missa de encerramento dos festejos no Santuário

16:04 | Out. 13, 2023

Por: Mirla Nobre
Festa de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis nesta sexta-feira, 13 de outubro, no Santuário de Fátima, em Fortaleza, para celebrar aparição da santa (foto: Samuel Setubal)

A festa de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis ao longo desta sexta-feira, 13 de outubro, no Santuário de Fátima, em Fortaleza, para celebrar a última aparição da santa aos três pastores, data importante para comunidade católica. A expectativa da igreja é reunir 80 mil devotos no encerramento dos festejos.

Na programação, missas serão realizadas até o início da procissão da santa, que será realizada às 18 horas de hoje. O trajeto sairá da Igreja do Carmo, no Centro, até o templo de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, onde acontece a missa de coração em seguida.

Durante a manhã, as celebrações tiveram início às 5 horas, com santa missa na Igreja de Fátima. Ao longo do dia, fiéis chegaram ao templo para acompanhar as demais cerimônias com objetivo de agradecer e fortalecer a fé com a santa.

Os festejos celebram a última aparição de Nossa Senhora de Fátima que, de acordo com a comunidade católica, em 1917, teve seis aparições todo dia 13, de maio a outubro.

De acordo com padre Ivan de Souza, da paróquia do santuário de Nossa Senhora de Fátima, a festa busca entender a mensagem da santa diante da aparição na época.

“Nesse período, estava acontecendo a Primeira Guerra Mundial. A gente entende hoje a mensagem dela, que é de oração, penitência e que dizia “rezem, que a paz vai chegar”. Parece que ela está falando hoje isso para nós também para que essas guerras terminem”, comenta.

Ainda segundo Ivan, a grande presença dos fiéis representa a importância da festa. “13 de maio e 13 de outubro são dias especiais. Em maio, a gente tem 200 mil fiéis. Hoje, nós estamos esperando 80 mil devotos aqui e que vão chegar da procissão”, informa.

O pároco também comenta a expectativa da comunidade católica com a chegada do novo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. “As nossas perspectivas são as melhores possíveis. O nosso bispo Gregório é muito comunicativo, muito do povo e acessível”, destaca Ivan, que complementa que a igreja só tem a ganhar com chegada do novo gestor.

O recepcionista Tiago Ventura, 36, morador do bairro Parangaba, comenta que todo dia 13 vai ao santuário para agradecer as graças alcançadas por intercessão da santa. Ele comenta que acompanha as datas mensalmente desde 2019 após ter um pedido alcançado. “Vinha pedindo direto essa graça e, depois de um bom tempo, achei que essa graça não ia chegar, mas chegou”, disse.

Para o devoto, participar da festa traz o sentimento de gratidão. A sensação é compartilhada pela merendeira escolar Maria Jocilda Mesquita, 52, moradora do bairro Passaré. “A gente se sente grata pelos pedidos alcançados, a gente fortalece a nossa fé e recebe a mensagem da Nossa Senhora, que é rezar para a chegada de paz”, comenta.

Procissão encerra festejos e tem operação da AMC

O encerramento da festa de Nossa Senhora de Fátima acontece com procissão às 18 horas e santa missa para coroação da santa. A caminhada com os fiéis sairá da igreja do Carmo, no Centro, e seguirá para o Santuário de Fátima, onde será celebrada a missa de encerramento da festa.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza operação para garantir o ir e vir seguro do público que acompanhará o trajeto.

A operação será composta por 150 agentes e orientadores de tráfego para disciplinar a circulação. A organização prevê a proibição de estacionamento nas ruas Oswaldo Studart, Paula Rodrigues e Mário Mamede, principais vias de acesso à igreja.

Ainda pela manhã foi iniciado o controle de tráfego para acompanhar a procissão até o Centro. As ruas Clarindo de Queiroz e Barão de Aratanha também estarão livres de estacionamento para facilitar a concentração do público.

Ao longo da caminhada, os profissionais da AMC irão bloquear o cruzamento das vias Major Facundo e Duque de Caxias e em seguida se dirigem ao traçado que compreende as ruas Major Facundo, Clarindo de Queiroz, Barão de Aratanha e avenida 13 de Maio.

A avenida também terá os dois sentidos interditados após a procissão, entre a rua Barão de Aratanha e o viaduto da avenida Pontes Vieira, para a realização de uma missa campal.

A orientação da Autarquia é de que os condutores realizem desvios pela av. Luciano Carneiro e rua Mário Mamede (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da avenida Aguanambi e av. Eduardo Girão (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).

Mudanças nos ônibus

As alterações no trânsito também vão afetar a rede de transporte coletivo da Capital. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recomenda que os motoristas utilizem o desvio proposto pela AMC e sigam prioritariamente pela rua Mário Mamede, av. Eduardo Girão e av. Luciano Carneiro, evitando trafegar em frente à igreja.

Devido à operação, 16 linhas de ônibus devem ter seus itinerários alterados temporariamente durante a missa. Confira lista:

011 - Circular I
012 - Circular II
029 - Parangaba/Náutico
030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio
065 - Siqueira/Assembleia/Expresso
075 - Campus do Pici/Unifor, 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin (ida)
099 - Siqueira /Mucuripe/Barão de Studart (volta)
501 - Bairro de Fátima (ida)
602 - Parque Pio XII/Ana Gonçalves (volta)
605 - José Walter/ BR-116/ Av. I (volta)
606 - José Walter/BR-116/Av. N (volta)
625 - Parque Manibura/Borges de Melo (volta)
685 - Messejana/Rodoviária (ida)
725 - Parque Santa Maria/Liceu (STPC) (ida)
755 - Conjunto Alvorada/North Shopping (STPC)
855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares

Veja fotos dos festejos