Operação recolherá materiais volumosos das ruas de Fortaleza; veja bairros
Caminhão Tira-Treco vai atender moradores que precisam descartar materiais, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira, ferragens e pneus
13:31 | Set. 06, 2023
A operação Tira-Treco vai recolher materiais volumosos das ruas dos bairros das regionais 1 e 12 de Fortaleza, na próxima sexta-feira, 8, e no sábado, 9. A ação da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) vai atender moradores que precisam descartar materiais, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira, ferragens e pneus.
A iniciativa, que atua desde março deste ano, faz parte do pacote de ações da gestão municipal para o gerenciamento do lixo produzido na Cidade. O objetivo, conforme a SCSP, é eliminar os pontos de descarte irregular de lixo espalhados pela Capital e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos e materiais.
Leia mais
Na sexta-feira, 8, a rota do caminhão deve cobrir os bairros da Regional 1. São eles: Vila Velha, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Carlito Pamplona, Jacarecanga, Jardim Iracema, Álvaro Weyne e Floresta. No sábado, 9, serão os bairros da Regional 12: Centro, Praia de Iracema, Aldeota e Meireles.
Confira lista das ruas por onde o caminhão Tira-Treco irá circular
Sexta, 8 de setembro
Av. Presidente Castelo Branco, 2031 - Jacarecanga
Rua Senador Robert Kennedy, 14 - Barra do Ceará
Av. N, 180 - Vila Velha
Av. G, 313 - Vila Velha
Av. Ambientalista Ary Thiers, 310 - Vila Velha
Rua Conselheiro Lafayette, 100 - Floresta
Rua Rio Tocantins, 964 - Floresta
Av. Cel. Carvalho, 2315 - Barra do Ceará
Av. Demétrio de Menezes, 233 - Barra do Ceará
Av. Mozart Pinheiro de Lucena - Vila Velha
Sábado, 9 de setembro
Rua Meton de Alencar - Centro
Rua Solon Pinheiro - Centro
Av. Duque de Caxias - Centro
Rua Bárbara de Alencar - Aldeota
Av. Dom Manuel - Centro
Rua Carlos Vasconcelos - Meireles
Rua Tenente Benévolo - Centro
Rua Tigipió - Praia de Iracema
Avenida Pessoa Anta - Praia de Iracema
20 toneladas de materiais recolhidos em Fortaleza
De acordo com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), mais de 20 toneladas de materiais já foram recolhidos, entre março e maio. Foram retirados das ruas da Capital sofás, colchões, poltronas e outros móveis velhos, pneus, restos de madeiras, ferragens em geral, geladeiras e televisores quebrados.
Além da operação, outra forma de auxiliar na prática do descarte regular de lixo de grande volume é por meio dos Ecopontos. Instalado pela Prefeitura de Fortaleza, o local é responsável por receber esse tipo de material e que não pode ser descartado junto ao lixo comum, assim como materiais recicláveis.
Atualmente, são 90 Ecopontos instalados nas 12 regionais. A previsão é que sejam mais 40 até o fim da gestão municipal, conforme o prevê o Programa Mais Fortaleza, voltado para o gerenciamento de resíduos sólidos. O programa também busca incentivar o comportamento correto da população quanto ao descarte do lixo, a educação ambiental e a coleta seletiva de materiais recicláveis.
Leia mais