Mostra exibe curtas com protagonismo negro, indígena e quilombola no Dragão do Mar

Evento ocorre nesta sexta-feira, 18, a partir das 14 horas, e celebra o "Agosto da Juventude", mês de visibilidade para as demandas dos jovens. As inscrições para participar são gratuitas

09:48 | Ago. 18, 2023

Por: Mirla Nobre
O cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza, recebe nesta sexta-feira, 18, a partir das 14 horas, a mostra audiovisual do "Seminário de Protagonismo das Juventudes do Ceará" (foto: Samuel Setubal)

O cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza, recebe nesta sexta-feira, 18, a partir das 14 horas, a mostra audiovisual “Seminário de Protagonismo das Juventudes do Ceará”.  Serão exibidos 12 minidocumentários produzidos por jovens indígenas, negros, quilombolas, de terreiro e de periferias para falar de representatividade jovem, combate ao racismo e pertencimento étnico-racial.

O evento é gratuito, e os interessados devem realizar inscrição por meio de formulário online. A mostra celebra o “Agosto da Juventude”, mês de visibilidade para as demandas dos jovens.

O encontro é uma realização das secretarias estaduais da Juventude (Sejuv), dos Povos Indígenas (Sepin) e da Igualdade Racial (Seir), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Dragão do Mar (IDM).

Na programação, haverá a participação dos jovens que produziram os filmes no cine debate “Protagonismo juvenil e narrativas antirracistas através do audiovisual”. O evento também contará com a participação do DJ Rafael Anacé, da Taba dos Anacés.

Representatividade jovem e projeto antirracista

Os documentários produzidos trazem temáticas voltadas para a diversidade jovem; as vivências, culturas e o cotidiano. As produções trazem as diversas histórias que retratam dilemas do dia a dia, mas que também resgatam a ancestralidade, com representatividade indígena, quilombola, periférica, narrativas sobre sonhos e lutas que representam as vidas de milhares de jovens do Ceará e do Brasil.

A mostra de minidocumentários é resultado do projeto “Ações para Superação do Racismo Institucional e Fortalecimento das Juventudes”. A atividade foi realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), órgão que era vinculado à Secretaria de Proteção Social, políticas que hoje fazem parte da Seir. No ano passado, mais de 200 jovens participaram da formação.

Confira os documentários que serão exibidos

  • Guerra das caixas (Aquiraz/ zona rural);
  • Apenas se percebendo (Bom Jardim/Fortaleza);
  • Favela é lugar de paz (Cidade Jardim/ Fortaleza);
  • O lutador (Conj Palmeiras/Fortaleza);
  • Meu querido Quilombo (Quilombo Negro Cazuza/ Horizonte);
  • Comparações do Enem (Fortaleza/ Jangurussu);
  • Diga não ao racismo (Quilombo de Itapebussu/ Maranguape);
  • A crença de nós (Projeto vida: nas teias da cultura/ Sobral);
  • Nossos passos vem de longe (Uece);
  • Sonhos possíveis (União doa jovens do Vicente Pizón/ Fortaleza);
  • Rotas (Taba dos Anacés/ Caucaia) e
  • Praticas culturais do povo Pitaguary (Povo Pitaguary/ Maracanaú).

Serviço

Seminário: Protagonismo das Juventudes do Ceará
Quando: 18/8/2023 (sexta-feira)
Onde: Centro Dragão do Mar (Sala 2)
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza
Horário: a partir das 14 horas
Inscrições gratuitas: formulário online