Réveillon de Fortaleza: mais de 2 mil garrafas de vidro e 33 cigarros eletrônicos foram apreendidos

Garrafas de vidro estavam proibidas no evento na Praia de Iracema. Cigarros eletrônicos são proibidos por lei, mas estavam sendo comercializados por ambulantes na festa

11:52 | Jan. 03, 2023

Por: Redação O POVO
Foto de apoio ilustrativo (queima de fogos do Réveillon 2023 em Fortaleza). Agefis ralizou fiscalização nos dois dias de festa no Aterro da Praia de Iracema (foto: FCO FONTENELE)

Nos dois dias de festa do Réveillon 2023 na Praia de Iracema, mais de 2 mil garrafas de vidro e 33 cigarros eletrônicos foram apreendidos pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Em boletim divulgado nesta terça-feira, 3, a agência aponta que mais de 400 fiscais atuaram nos dias 30 a 31 de dezembro de 2022.

Segundo a Agefis, as garrafas de vidro foram apreendidas por serem material proibido no evento, "devido ao grande risco de acidentes com objetos perfurocortantes". 

Já a apreensão dos cigarros eletrônicos que estavam sendo comercializados na festa ocorre por causa da proibição por lei do uso do dispositivo em ambientes públicos ou privados. A norma está em vigor desde 12 de novembro de 2021.

Além disso, foram lavrados 33 documentos fiscais, entre autos e notificações. Dentre as irregularidades constatadas, estão: ocupação do passeio, embaraço ao trânsito de pedestres e veículos e comércio ambulante sem a devida autorização.

Também foram realizadas ações de combate à poluição sonora. No domingo, 1º, os fiscais apreenderam um paredão de som durante busca ativa pela Capital.

As ações tiveram o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).