Veja quais pontos da orla de Fortaleza estão próprios para o banho neste fim de semana

Praias da região Leste da Capital estão impróprias para banho devido ao registro de manchas de óleo

18:29 | Fev. 11, 2022

FORTALEZA, CE, BRASIL, 30.01.2022: Movimentação grande na Praia do Futuro mesmo impropria para banho (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) (foto: Thais Mesquita)

Segundo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta sexta-feira, 12, dez trechos da orla de Fortaleza estão próprios para banho. Enquanto isso, 22 pontos estão impróprios para os banhistas.

A maioria dos pontos próprios para banho está localizada no trecho denominado Centro. Os pontos são aqueles entre a Volta da Jurema até a foz do Riacho Maceió, entre o espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema, entre os espigões da rua João Cordeiro e a avenida Rui Barbosa, entre o Aquário e o espigão da rua João Cordeiro e entre o Inace (Indústria Naval do Ceará) até o Aquário.

Aqueles impróprios para o banho no setor Centro estão:

-Entre a Praia dos Botes e o Farol

-Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes

-Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros 

-Entre o espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar e o espigão

O setor Oeste teve três pontos considerados em conformidade. Eles ficam entre a rua Padre Mororó e a avenida Alberto Nepomuceno, entre a avenida Philomeno Gomes e a rua Padre Mororó, e entre a rua Seis Companheiros e a rua Francisco Calaça.

Estão impróprios na região Oeste os trechos de praia:

-Entre a rua Jacinto Matos até a avenida Philomeno Gomes

-Entre a avenida Pasteur até a rua Jacinto Matos,

-No espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança

-Entre a rua Lagoa do Abaeté até a rua Seis Companheiros

-Entre a rua das Goiabeiras até a rua Lagoa do Abaeté

-Entre a foz do Rio Ceará até a rua das Goiabeiras e na Barra do Ceará.

Praias com óleo

 

Já o setor Leste registrou apenas um ponto próprio para banho, entre o Farol do Mucuripe e a rua Ismael Pordeus. Nos outros trechos das praias dessa parte da cidade, compreendidos entre os postos do Corpo de Bombeiros 1 até 8, foi confirmada a presença de óleo. As manchas reapareceram no litoral cearense em janeiro. Praias com manchas de óleo não devem ser utilizadas por banhistas, já que a substância é potencialmente tóxica.