Faltosos ao agendamento da D3 aproveitam mutirão para atualizar esquema vacinal em Fortaleza
Esforço concentrado para vacinação com terceira dose tem alcançado parte do público que perdeu data de vacinação marcada pelo aplicativo Vacine Já. Mutirão foi prorrogado até o próximo domingo, 19
21:31 | Dez. 15, 2021
Iniciado na última segunda-feira, 14, o mutirão para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, em Fortaleza, se tornou uma alternativa para quem perdeu a data do agendamento na plataforma Vacine Já. Prorrogada até o próximo domingo, 19, a ação, realizada no Centro de Eventos, é um esforço concentrado para atualizar o esquema vacinal de quem já recebeu a segunda dose há pelo menos cinco meses. Nos primeiros dois dias do mutirão, parte do público que se dirigiu ao local ainda não havia tomado a D3 por não ter consultado o aplicativo ou site da Prefeitura, para confirmar o dia exato da aplicação.
Sem a exigência de agendamento, o mutirão também vem sendo procurado por pessoas que já atingiram o intervalo de cinco meses e ainda não foram convocadas para os postos de atendimento. Por outro lado, a ação funciona como repescagem para os faltosos, principalmente idosos, que ganham uma nova oportunidade de atualizar o esquema de vacinação.
O aposentado Antônio Chaves de Lima, 65, que deveria ter tomado a D3 no dia seis de novembro, não desperdiçou a nova oportunidade possibilitada pelo mutirão. Ele conta que só soube da data do agendamento nesta segunda-feira, 14, mais de um mês depois, após pedir ao seu sobrinho para consultar o site da Prefeitura. “Eu tinha lido no jornal O POVO [impresso] de anteontem que ia ter esse mutirão. Pedi pro filho da minha irmã olhar [o site] porque não sou muito acostumado a mexer com essas coisas de internet”, disse.
O idoso, que havia tomado a segunda dose há cerca de seis meses, comenta que tem percebido, entre vizinhos, amigos e conhecidos, um certo grau de desinteresse em relação à dose de reforço. “É muita gente que não tá nem aí, que não se importa mais porque acha que a pandemia já acabou. Às vezes, por causa de um, os outros pagam. Eu, pelo menos, faço minha parte. Sei o quanto essa doença é terrível. Ainda hoje choro a perda da esposa do meu irmão, a Fátima, que morreu em pleno dia das mães, na UPA de Messejana”, relatou, emocionado.
Leia mais
O empresário Aldízio Vasconcelos, 59, que tinha a aplicação da D3 agendada para a última sexta-feira, 10, também compareceu ao Centro de Eventos nesta quarta-feira, 15, em busca do complemento vacinal. Por um atraso de dez minutos, ele não conseguiu receber a dose do imunizante nesta quarta. O serviço funciona entre 9 e 17 horas, sem tolerância para retardos. A sorte dele é que no fechamento dos portões a Prefeitura anunciou a prorrogação do mutirão até o próximo domingo, 19. Inicialmente, a ação estava prevista para ser encerrada hoje.
“Eu trabalho o dia todo e acabei enfrentando muito trânsito para chegar aqui. Amanhã vou ver se consigo comparecer antes de ir para o trabalho. Que bom que prorrogaram”, afirmou. O empresário contou que só descobriu a data de aplicação marcada na plataforma Vacine Já no dia seguinte. ”Antes as informações chegavam pelo Whatsapp, mas agora não tem mais isso. Daí se a gente não ficar olhando o aplicativo todos os dias, perde a data mesmo”, acrescentou.
Adiamento
A ampliação do prazo do mutirão foi anunciada pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira, 15. O objetivo é acelerar a cobertura vacinal do público com a dose de reforço ainda pendente.
Na mesma publicação, Sarto informou que nesta quinta-feira, 16, a Capital inicia a aplicação da segunda dose da Janssen. Até sexta-feira, 17, a Prefeitura espera atender mais de 13 mil pessoas residentes de Fortaleza que receberam a primeira dose do imunizante há pelo menos dois meses. As listas com os nomes dos agendados para os dois dias já estão disponíveis. (Colaborou Mirla Nobre)