Estudante cearense é selecionada para programa de intercâmbio dos Estados Unidos

Apenas quatro alunos brasileiros participarão do programa da Universidade de Washington

18:17 | Abr. 27, 2021

Aluna do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mariana Palmeira Manso foi a única cearense selecionada para participar do programa “Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work” (Estudos dos Institutos de Líderes Estudantis dos Estados Unidos sobre Educação e o Futuro do Trabalho - Susi). O programa acadêmico é realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O Susi tem duração de cinco a seis semanas destinado a estudantes de graduação entre 18 e 25 anos. O objetivo do programa é explorar como a tecnologia, economia do trabalho e educação baseada em habilidades estão interconectadas nos EUA. Os participantes poderão melhorar sua compreensão sobre os EUA e desenvolver suas habilidades de liderança.

Mariana conta que o processo seletivo foi longo e que se sente honrada de estar entre os quatro estudantes brasileiros selecionados. “Principalmente por poder representar Fortaleza e o Ceará em um evento com pessoas de outros países e culturas completamente diferentes da minha”, diz. Além dela, irão participar do Susi os estudantes Gabriela Campos, Mariana Lemes e Henrique Pretto.

O programa será executado pela Foundation for International Understanding Through Students (Fundação para a Compreensão Internacional por meio dos Alunos - FIUTS), da Universidade de Washington, em Seattle, com parceria da embaixada e consulados dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil e reunirá participantes de diversos países como Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria.

A programação pretende expor os participantes a questões globais no contexto do futuro do trabalho, examinando as tendências educacionais, sociais e econômicas. E incluirá uma residência acadêmica de quatro semanas com atividades interativas, discussões, palestras, leituras, visitas locais e oficinas; uma visita educacional de uma semana a uma região diferente dos EUA; atividades de formação de habilidades de liderança; serviço comunitário; e oportunidades de interagir com colegas norte-americanos em um campus universitário.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Susi acontecerá em formato híbrido. A primeira parte acontecerá de forma virtual, durante os meses de junho e julho, e a visita presencial à Universidade de Washington está prevista para o mês de novembro deste ano.