Incêndio em área verde próxima ao bairro Cidade dos Funcionários volta a se espalhar nesta quarta

Fogo teve inicio ainda na manhã dessa terça-feira, 1°, e chegou a ser contido duas vezes por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

15:28 | Set. 02, 2020

Incêndio volta a se debelar (foto: Daniel de Paula)

O incêndio na Área de Relevante Interesse Ecológico Professor Abreu Matos, próxima ao bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, tornou a reaparecer na manhã desta quarta-feira, 2. Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a vegetação seca fez com que o fogo voltasse a se espalhar horas após ser contido por equipes do órgão, mas situação já está controlada e não deixou vítimas.

De acordo com o biólogo Daniel de Paula, que esteve no local por volta das 10 horas desta manhã, as chamas voltaram a se alastrar de forma intensa, "consumindo" grande parte da área. Em registros encaminhados ao O POVO pelo ativista, é possível ver a fumaça se alastrando pelo espaço, em direção à BR-116.

| LEIA MAIS |

Cinco focos de incêndio são registrados neste sábado, no Cariri

Hospital em Iguatu tem princípio de incêndio após queda de energia

Segundo informações do tenente Junior, do CBMCE, uma viatura do órgão foi acionada e precisou utilizar 15 mil litros de água para apagar as chamas. Moradores de algumas residências próximas chegaram a ser "checados" por uma equipe do Corpo de  bombeiros. Segundo um integrante da equipe,  por causa da forte ventilação "espalhou fumaça e fuligem" na região, que podem trazer danos caso inaladas.

Apesar disso, o incêndio não fez vítima ou provocou danos maiores à população local. Segundo o tenente Júnior, as chamas voltaram a se alastrar por causa da falta de chuva, que propicia a vegetação seca do parque- estado que facilita a disseminação do fogo.

Confira imagens registradas nesta manhã:

Fogo havia sido controlado horas antes

Segundo informações do CBMCE, o principio de incêndio teve inicio aproximadamente às 9h30min dessa terça, com a suspeita de que teria sido provocado por uma queima de lixo, cujas chamas acabaram se espalhando pela vegetação.

Mesmo que controlado pela manhã, o fogo voltou a se alastrar durante a noite. Para agir na ocorrência, foram precisos três guarnições de combate a incêndio e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), sendo utilizado cerca de 80 mil litros de água.

Veja momento em que helicóptero foi usado para apagar fogo: