Primeira etapa de requalificação do Moura Brasil contempla reformas habitacionais

As intervenções começam nesta segunda-feira, 27, com a instalação do canteiro e a placa da obra

10:42 | Jul. 27, 2020

Por: Ismia Kariny
A requalificação prevê a construção de uma praça, com novos mobiliários urbanos e escadaria com acessibilidade (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Atualizada às 11h51min

Com prazo de execução de 12 meses, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) dá início às primeiras atividades de requalificação do bairro Moura Brasil (Regional I), nesta segunda-feira, 27. A ação conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. Nessa primeira etapa, de acordo com a Prefeitura, serão contempladas reformas habitacionais. A iniciativa, que tem valor estimado em cerca de R$ 2 milhões, deverá realizar ações de urbanização, regularização fundiária e trabalho social para a comunidade. 

As primeiras intervenções serão focadas em melhorias habitacionais. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, residências vulneráveis receberão kits sanitários e terão suas instalações hidrossanitárias ligadas ao sistema de saneamento básico da região. Nesta segunda-feira serão instalados o canteiro e a placa de obra.

LEIA MAIS - Após interdição por conta das obras do metrô, moradores do Moura Brasil não têm previsão de retorno às suas casas

A intervenção urbanística deve gerar 50 empregos diretos, apenas nesse primeiro momento. Segundo o responsável pela obra, Carlos Maia, a proposta é que a urbanização tenha impacto para toda a comunidade do Moura Brasil. O projeto de requalificação prevê a instalação de uma escadaria com acessibilidade, a construção de uma praça com mobiliários urbanos, paisagismo e a definição de arruamentos na região.

“Embora o objetivo seja a urbanização de maneira geral, vamos focar nas melhorias, que é uma ação direta e individual para as famílias, principalmente por conta da estruturação dos banheiros e a recuperação de algumas fachadas", explica a titular da Habitafor, Olinda Marques, em nota.

LEIA MAIS - Muro de escola de gastronomia desaba no Moura Brasil e deixa idosa ferida

No campo da habitação, está prevista a melhoria de 150 unidades habitacionais. Além disso, 250 famílias devem receber o papel da casa, segundo a prefeitura de Fortaleza. O projeto de requalificação do bairro Moura Brasil, em Fortaleza, foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).