Avenida Desembargador Moreira passará por novo bloqueio para continuidade das obras de requalificação

Secretária de Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, disse ao O POVO que Prefeitura pretende retomar todas as obras da cidade até 3 de julho

12:43 | Jun. 25, 2020

F (foto: Fábio Lima)

Para dar continuidade às obras de requalificação da avenida Desembargador Moreira, a via passará por um novo bloqueio a partir dessa sexta-feira, 26, que deve durar 30 dias. A intervenção acontece, segundo a secretária de Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, para "possibilitar os serviços de drenagem, instalação de piso intertravado, meio fio e calçadas". Com o avanço das obras, o bloqueio existente no trecho compreendido entre a Praça Portugal e a avenida Santos Dumont será prolongado até a Rua Torres Câmara.

Manuela também disse ao O POVO que a gestão municipal pretende retomar as obras da cidade até início do mês de julho, "no máximo, até dia dia 3". "A gente teve um impacto de, mais ou menos, três meses de adiamento das obras em Fortaleza por causa da pandemia", apontou a titular da pasta de Infraestrutura. Extensão dos cuidados de higiene com funcionários das obras como uso de máscaras nos canteiros de obras, pias para lavagem de mãos, observação do quadro de saúde dessas pessoas, estão na lista de retorno das atividades, segundo a gestora, 

"Estamos avançando bem com as obras da Desembargador Moreira. Até fim de agosto a população consegue enxergar mais vias prontas", acredita Manuela. De acordo com a Prefeitura, a interdição afetará o sentido praia/sertão. O outro sentido, sertão/praia, continua liberado para tráfego de veículos. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) farão monitoramento do trecho atuando por meio de rotas volantes dando suporte operacional à intervenção.

LEIA TAMBÉM | Obras da Desembargador Moreira e José Bastos continuam em execução por serem de caráter essencial 

Atenção para as mudanças no trânsito

O condutor que trafega em vias como Dom Luís, Maria Tomásia e Desembargador Leite Albuquerque que antes entravam à esquerda na Av. Desembargador Moreira para seguir em direção ao Aeroporto, agora devem dobrar à esquerda na Rua Oswaldo Cruz, à esquerda na Rua Torres Câmara, retornando para a avenida Desembargador Moreira.

Já para quem vem na Av. Santos Dumont que costuma entrar à direita na avenida Desembargador Moreira deve entrar à direita na Rua Oswaldo Cruz e à esquerda na Rua Torres Câmara e à direita novamente retornando para a avenida Desembargador Moreira.

A AMC orienta que motoristas provenientes dessas vias podem utilizar a Rua Barbosa de Freitas como corredor alternativo à Av. Desembargador Moreira.

Veja com o mapa com as mudanças

Mapa do bloqueio de via da avenia Desembargador Moreira (Foto: Divulgação)

Transporte Público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desviará as seguintes linhas de ônibus oriundas da avenida Dom Luís de acordo com a orientação da AMC:

011 – Circular 01
012 - Circular 2
027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto
029 - Parangaba Náutico, 030 – Siqueira / Papicu / 13 de Maio
033 – Corujão/Circular 01, 037 - Corujão/Conjunto Ceará/Aldeota
076 - Conjunto Ceará Aldeota Papicu, 079 – Antônio Bezerra/Náutico
087 – Expresso/Siqueira/Papicu
096 – Expresso/ Cj.Ceará / Papicu
680 – José Walter/Cidade Jardim/Papicu
823 – Bom Jardim/Montese/Aldeota.

Confira as fotos

O POVO esteve na manhã desta quinta, 25, no local para observar andamento das obras

Obras de requalificação da Desembargador Moreira

Considerada via de conexão da região hoteleira ao aeroporto, a avenida. Desembargador Moreira é tida como a principal porta de entrada da Cidade para os turistas que desejam conhecer ou se hospedar próximo às praias de Iracema e Meireles.

Segundo Prefeitura, com a execução das obras na região, a via ganhará um colorido calçadão, priorizando o pedestre e melhorando a utilização dos espaços, já que o mesmo será integrado às novas calçadas da Praça Portugal, na esquina com Av. Dom Luís.

Dividida em etapas, a requalificação corresponde ao trecho entre a Av. Pontes Vieira e Av. Abolição, que receberá serviços de urbanização, pavimentação asfáltica, calçadas com piso intertravado, rampas de acessibilidade, sinalização, reforma do canteiro central, pavimento em concreto nos pontos de ônibus, iluminação e paisagismo.

Orçadas em R$ 11,2 milhões, as obras acontecem na avenida desde janeiro deste ano e seguem até abril de 2021, prazo extendido devido pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM | Cerca de 150 obras na Capital devem ser retomadas até o início de julho